COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

C-130 português vai transportar ambulâncias na luta contra o ébola

Portugal vai transportar duas ambulâncias para a Guiné-Conacri na aeronave C-130, que se encontra em missão no Mali. Em aberto a realização de mais viagens do C-130



Portugal vai ceder um avião C-130 para transporte de ambulâncias em África, juntando-se assim à "cruzada contra o Ébola", anunciou Rui Machete esta quinta-feira em Nova Iorque, à saída da reunião da ONU presidida por Barack Obama, depois de ter assistido à intervenção do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso,

A luta contra a epidemia de ébola é um dos temas da agenda de líderes mundiais que estão em Nova-Iorque para assistirem à 69ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Rui Machete disse que o pedido foi feito apenas em relação a esta viagem, mas deixa em aberto a possibilidade de novas viagens. O pedido foi feito esta semana e Portugal decidiu juntar-se a esta campanha internacional, liderada pelos Estados Unidos, que tentam limitar as consequências da propagação deste vírus", explicou Rui Machete, considerando que "a possibilidade do vírus se transformar numa pandemia é grande".

G7 quer livre acesso aos países afectados ajuda a combater o vírus

Ainda em Nova-Iorque, o G7 - grupo dos sete países mais ricos alertaram para a necessidade imperiosa de manter ligações aéreas e marítimas com os países afectados pelo Ébola: "Alertamos que, apesar de a disseminação do Ébola ter de ser controlada, os países afectados não podem ficar isolados".

"Sublinhamos a necessidade de melhorar a capacidade dos países afetados para combater a doença por si próprios", afirmaram os ministros dos Negócios Estrangeiros das nações do G7, numa declaração emitida após conversações em Nova Iorque. Para tal, deve garantir-se que equipamento e cuidados médicos possam chegar à Serra Leoa, Libéria e Guiné-Conacri, os três países mais fustigados pela epidemia.

"Os países do G7, juntamente com as Nações Unidas, encorajam e vão manter ligações aéreas e marítimas com os países envolvidos", disseram os ministros do Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos, acrescentando que se deve apoiar a criação de centros de transporte regionais.

A febre hemorrágica Ébola já causou 2917 mortos na África Ocidental, em 6263 casos, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Militares portugueses de prevenção para irem buscar doentes a África. EUA envia 3 mil tropas.

A epidemia de ébola na África Ocidental está a preocupar as autoridades mundiais e ontem a ONU alertou que são precisos 800 milhões de euros para combater a epidemia.
Quem vai partir em breve para a Libéria (um dos três países mais atingidos pelo vírus, juntamente com a Serra Leoa e Guiné-Conacri) é um contingente de três mil tropas norte-americanas, anunciou ontem o presidente dos EUA, Barack Obama.
Em Portugal, a Força Aérea está de prevenção para um eventual cenário de recolha em África de doentes infectados com o ébola, portugueses ou estrangeiros, e posterior transporte para o nosso país. Na sexta-feira, na Base Aérea do Montijo, as tripulações das aeronaves de transporte C-130 e C-295 receberam formação de técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica: aprenderam a manusear os equipamentos de protecção individual entregues aos militares destacados para cenários de ébola. Fontes militares disseram ao CM que ainda não existe planeamento concreto de missões, mas que as mesmas podem acontecer assim que necessário.
A decisão de envolver as tropas portuguesas em missões de recolha de doentes nos países africanos afectados pelo ébola partiu do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, após uma reunião informal de ministros da Defesa da Aliança Atlântica, realizada na semana passada em Itália. Após o regresso a Portugal, Aguiar-Branco reuniu-se com o general-chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, Pina Monteiro, determinando a necessidade de aprontamento da formação.
Segundo os últimos dados da Organização Mundial de Saúde, 4985 pessoas foram infectadas e 2461 morreram de ébola.


Sem comentários:

Enviar um comentário