COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ONU e UA empenhadas em fazer avançar a questão dos direitos humanos nas relações comerciais

GENEBRA, Suíça, 18 de setembro de 2014 - O primeiro Fórum Africano sobre Empresas e Direitos Humanos concluiu hoje com um forte apelo à ação para ao fazer um negócio forçar para melhorar os direitos humanos em África. Durante a reunião, altos funcionários e peritos salientaram que a União Africana e as Nações Unidas vão unir forças para apoiar as práticas de negócios responsáveis ​​em conformidade com as normas básicas de direitos humanos.



"No contexto de investimentos rápidos e novos em recursos naturais e crescimento econômico da terra, há uma crescente conscientização sobre a necessidade de integrar os direitos humanos nas estratégias e operações de negócios" disse Michael K. Addo, presidente do Grupo de Trabalho sobre as empresas da ONU e os direitos humanos.

"Não só é a única forma de garantir os interesses e bem-estar dos povos de África, mas também é bom para os negócios e fundamental para a sustentabilidade dos investimentos", disse Abdalla Hamdok Secretário Vice-executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para a África.

O Fórum Regional Africano, que foi realizada de 16 a 18 de setembro em Addis Abeba, reuniu 200 representantes de governos, empresas, sociedade civil e instituições nacionais de direitos humanos para discutir os principais desafios existente na África.

Os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre empresas e direitos humanos, como um padrão global de autoridade para prevenir e combater os efeitos nocivos da atividade comercial sobre os direitos humanos estiveram no centro das discussões.

"Muitas vezes, as preocupações com os direitos humanos é evadido na corrida para o investimento estrangeiro. Nós realmente precisamos quebrar essa lógica para garantir que a empresa e o respeito pelos direitos humanos andam de mãos dadas", disse o comissário da UA para os Assuntos Políticos, Aisha Abdullahi.

"Os Princípios Orientadores das Nações Unidas fornecem um padrão global acordado globalmente sobre como avançar juntos sobre empresas e direitos humanos. Agora, é necessário traduzir esses padrões em instrumentos de ação e de implementação concretas adaptadas às realidades de planos de países africanos ", disse

O Fórum Regional foi organizada pelo Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre as empresas e os direitos humanos, com o apoio da Comissão da União Africano, a Comissão Económica das Nações Unidas para a África e escritório do Alto Comissariado dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

Os participantes de toda a África pediram práticas empresariais responsáveis ​​que respeitem os direitos humanos, proporcionem garantias razoáveis ​​para proteger esses direitos contra os abusos de garantias corporativas, e permitir que as vítimas tenham possibilidade de recurso.

Planos de acção nacionais foram identificados como uma importante ferramenta para avançar na questão das empresas e os direitos humanos. Estes planos devem ser desenvolvidos através de processos consultivos reunindo todos os interessados​​, a fim de identificar problemas e encontrar soluções.

No Fórum Regional, da Comissão da UA e do Grupo de Trabalho das Nações Unidas se comprometeram a trabalhar juntos para fazer avançar a questão dos direitos humanos e empresas. Medidas específicas incluem o desenvolvimento de práticas adaptadas às realidades dos países africanos na implementação das ferramentas Princípios Orientadores das Nações Unidas.

O Fórum Africano irá contribuir para o Fórum Mundial da ONU sobre os direitos comerciais e humanos - o maior diálogo sobre os direitos comerciais e humanos no mundo - a ser realizada em Genebra, de 01-03 dezembro de 2014.

(fonte: Nações Unidas - Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH)
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário