COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

ONU promove diálogo com as crianças

Um grupo de especialistas das Nações Unidas pediu aos governos para renovarem os esforços para assegurar que as opiniões das crianças são ouvidas e levadas em conta.


“Temos tido um progresso significativo em relação aos direitos das crianças nos últimos 25 anos, mas muitas crianças ainda são vítimas de violência, exploração e negligência, e várias não tem acesso à saúde e educação decentes”, disse a presidente da Comissão dos Direitos da Criança, Kirsten Sandberg.

“As crianças devem participar da busca por soluções dos vários problemas do mundo”, ressaltou Sandberg, que preside a Comissão composta por 18 especialistas em direitos humanos.

Como parte dos esforços da comissão para se envolver com as crianças, os membros realizaram hoje quatro debates no Google+ Hangout com jovens de 14 países – duas em inglês, uma em árabe e uma em espanhol – para discutir o que interessa a eles sobre os seus direitos.

“A geração jovem de hoje está crescendo em um mundo onde a mudança climática é evidente”, disse a especialista. “As novas tecnologias estão mudando a vida das crianças de forma dramática, trazendo oportunidades para que eles saibam se engajar e socializar, mas também impõem novos desafios.”

A Declaração do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACNUDH) marca o 25 º aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989.

A Convenção, ratificada por 194 países, estabelece que os direitos das crianças incluem o direito à vida, à saúde e à educação, bem como o direito a uma vida familiar, à protecção contra a violência, a não serem discriminadas e terem suas opiniões ouvidas.

(foto: UNICEF/Noorani)


Sem comentários:

Enviar um comentário