COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 28 de setembro de 2014

“De mãos dadas será mais fácil ajudar a Guiné Bissau” - dirigente associativo

Filho de pais guineenses e nascido em França, Jacques Gomis decidiu conhecer as suas origens e contribuir para o desenvolvimento da terra natal dos seus pais. “Visitei a Guiné-Bissau em Maio deste ano e num encontro que tive com o médico Paulo Gomis dei conta da triste realidade do país no que toca a áreas tão cruciais como a saúde e a educação”, disse ao CONTACTO explicando que dessa visita nasceu o projecto Caravana Humanitária.


O projecto visa apoiar o desenvolvimento da Guiné-Bissau em áreas como a Saúde e a Educação através do fornecimento de materiais hospitalares e de ensino às infra-estruturas já existentes. A iniciativa encontra-se já em fase final da sua primeira etapa.

“Conseguimos que muitos parceiros no Luxemburgo nos ajudassem com donativos. Conseguimos angariar várias camas de hospitais, computadores, cadeiras entre muitas outras coisas que será enviado em Novembro para a Guiné-Bissau. No âmbito deste projecto, um grupo de médicos voluntários de Dakar irão efectuar três dias de consultas médicas gratuitas em aldeias mais desfavorecidas das ilhas de Boubaqui", acrescentou o dirigente associativo.

Uma delegação da associação irá partir do Luxemburgo para a Guiné-Bissau em meados do mês de Dezembro para a distribuição dos donativos pelos diversos serviços do país. Durante a visita estão também previstos encontros com responsáveis do Governo e de diferentes serviços que "darão uma visão mais clara das urgências do país”.

Para Quintino Gomes, residente no Luxemburgo há vários anos, “é com grande alegria que vejo jovens como o Jacques abraçarem estas causas: Lutar para que a Guiné-Bissau possa se reerguer e desenvolver. Acredito nestes jovens e dou o meu apoio. Tenho muita esperança neste novo Governo e nós os mais velhos continuamos a sonhar com um futuro melhor, apesar de todos os ressentimentos”, confessou ao CONTACTO.

O compatriota António Martins acrescenta que “há mais de 30 anos que saí do meu país, mas por causa destas iniciativas destes jovens tenho vontade de ajudar o meu país e quem sabe voltar”.

No âmbito ainda deste projecto e em comemoração do 41° aniversário da Independência da Guiné-Bissau, a associação das Crianças da Guiné-Bissau e dos Amigos do Luxemburgo organizou este sábado, no centro Cultural de Hollerich, um jantar dançante que contou com casa cheia. O artista guineense Heitor Sampaio subiu ao palco numa noite animada pelos DJ’s Irineu e Alberto Sá.

“Este encontro visa principalmente chamar a atenção dos nossos jovens e apelar pelo engajamento de cada um neste grande projecto que é o apoio ao desenvolvimento da Guiné-Bissau que é, neste momento, o quarto país e mais pobre do Mundo”, apelou Jacques Gomis.
 
 
 
(in: Contacto - Luxemburgo)

Sem comentários:

Enviar um comentário