COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 28 de setembro de 2014

CPLP vai realizar Conselho de Ministros extraordinário

Os membros da CPLP acordaram realizar um Conselho de Ministros extraordinário em outubro em Bissau para discutir a situação no país e promover posteriormente uma mesa-redonda internacional, disse o primeiro-ministro timorense.


Em declarações à agência Lusa, o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, explicou que essa foi uma das conclusões da reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na sexta-feira, à margem da Assembleia-geral da ONU, em Nova Iorque.

Agora, "cada um [dos países], na sua região, deverá fazer lóbi e levar os patrocinadores que puder. A ideia é que todos os países, na sua área de ação, tragam pessoas para a mesa-redonda" internacional sobre o futuro do país, a realizar no início de 2015, explicou o primeiro-ministro de Timor-Leste, país que preside à CPLP.

Os países da CPLP aceitaram o pedido do primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, para realizar um Conselho de Ministros daquela estrutura em Bissau, a 29 de outubro. Esta reunião servirá de preparação para uma mesa-redonda, em janeiro ou fevereiro do próximo ano.

"O primeiro-ministro deu-nos um ponto da situação, aclarou-nos sobre questões de muita urgência, como os salários, o combustível, a segurança militar, e quando sugeriu este conselho de ministros todos concordámos com a sua necessidade", disse o governante timorense.

Desde maio, a Guiné-Bissau tem um Presidente e um Governo eleitos, após um golpe de estado em 2012 que havia colocado no poder um executivo não reconhecido por grande parte da comunidade internacional, em particular pela CPLP.

Na entrevista à Lusa, Xanana Gusmão felicitou o povo guineense pelo modo como realizou eleições e defendeu que é agora momento da comunidade internacional dar o apoio necessário ao país.

"Dentro da CPLP, percebemos que estão em fase de transição e merecem particular atenção. Mas sou do princípio que a comunidade internacional deve estar mais envolvida", disse o primeiro-ministro.

O governante defende o prolongamento da missão da ONU no país, que termina no final do ano, mas com alterações de funções, sem especificar.

Já na sexta-feira, durante o discurso proferido na Assembleia-geral, Xanana Gusmão tinha apelado ao apoio da comunidade internacional ao país.

"A Guiné-Bissau necessita da reabilitação da sua administração pública e das instituições do Estado, da reforma do sector de defesa e segurança pela modernização das suas forças e de um impulso financeiro para relançar a sua economia", disse então o primeiro-ministro.

Sem comentários:

Enviar um comentário