COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Barrabás ou Cristo ?

Depois do anúncio do Tio Sam sobre ajuda que vai dar aos países africanos, enviando além de uma grande soma em dinheiro, pessoal para ajudar os técnicos que actuam já no terreno, começo a reparar que outros países do ocidente começam também a anunciar as suas ajudas, além das suas tradicionais contribuições nos Organismos que desde início têm suportado os países africanos afectados e outros com uma real ameaça.


Por exemplo, a França e a Inglaterra já anunciaram a forma como vão fazer essa ajuda no terreno. Ao longo deste processo do surto de ébola, li várias opiniões dos africanos, algumas mesmo constituem uma tentativa de teorização de uma conspiração contra o nosso continente, na medida em que ébola terá sido produzida num laboratório norte-americano para nos dizimar, fantástico...

A verdade é que nós os africanos, muitos de nós tentam procurar o bode-expiatório da nossa desgraça no ocidente, deixando ideia de que só estamos como estamos porque o ocidente não-nos deixa desenvolver, pura mentira.

Muitos intelectuais africanos beneficiadores do sistema, tentam vender esse peixe e, muitos se deixam levar por essas teorias bacocas, sem qualquer fundamento.

A África está acorrentada porque temos sido subjugados pelos nossos próprios representantes e, em muitos casos, pelas pessoas que legitimamente escolhemos para desempenharem tais funções - maioria dos países africanos têm uma democracia instaurada, por mais que eu tenha as minhas reservas sobre a forma de funcionamento dessas democracias.

É verdade que fomos colonizados durante séculos por alguns países do ocidente e, de uma certa forma, isso acarreta uma certa responsabilidade desses países para connosco, mesmo que meramente humanitária e solidária do meu ponto-de-vista. Porém, não fomos colonizados pelos EUA, eles também foram vítimas da colonização, é bom que não o esqueçamos, embora depois foi o colonizador quem pediu independência, o que lhes distingue de nós nesse particular.

Muitas vezes ficamos furiosos com o intervencionismo dos EUA, mas por causa desse intervencionismo, muitas vezes quando temos problemas, são eles o primeiro a aparecer. Ou seja, esse intervencionismo permite com que estejam em linha de frente desde inicio deste surto da ébola nos países vizinhos.

Antes de exigir atitudes a terceiros, temos de exigir atitudes às pessoas que elegemos e que decisivamente têm contribuído para a nossa desgraça. No meu país, os governantes oferecem carros, mas nos hospitais nem uma luvas descartável temos.Os ricos da nossa terra, ou ditos ricos, são pessoas que ocupam ou ocuparam cargos públicos de relevo, mas não temos Hospital digno desse nome, não temos medicamentos - apesar de todos os anos recebemos uma grande quantidade de medicamentos financiado pelo Fundo Mundial, mas desaparecem mal chegam nas nossas mãos - e, nem sei se podemos falar em existir uma política de saúde pública desde independência.

Por tudo isso e mais alguma coisa, em vez de apoiarem aqueles que dedicam o seu tempo a chamar atenção e avisar à navegação que não estamos no caminho certo, passamos a vida a aplaudir e endeusar os nossos ladrões...

Ontem, eu vi um post que me deixou intrigado, falava do facto dos seres humanos terem optado pela vida do Barrabás em vez da do Cristo, sendo aquele um temível ladrão naquela época. Diz ainda o post, que tem sido assim, "preferimos sempre quem nos rouba"...

Obrigado a todos que estão ajudar para que a situação não esteja fora de controlo -, afinal das contas, o seu excesso de intervencionismo, vai servindo sempre para acordar consciência de solidariedade!
(de: Gorky Medina - 18/9/2014)




Sem comentários:

Enviar um comentário