COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 7 de junho de 2015

CPLP quer reforçar mecanismos de diálogo sobre assuntos dos mares

Reunidos na II Reunião Extraordinária de Ministros dos Assuntos dos Assuntos do Mar, pretendem ainda “avaliar as iniciativas definidas na Estratégia da CPLP para os Oceanos” e realçam “a importância de concertar esforços para a partilha de informação relevante sobre projectos de extensão da plataforma continental”.


No seu comunicado, lido no final do encontro, salientam “o papel crucial que tem vindo a ser desempenhado pelas Nações Unidas nos temas afectos ao mar” e sublinham “a centralidade da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que estabelece o quadro jurídico regulador de todos os usos e actividades nos oceanos”.

Recordam “o papel complementar dos actores públicos e privados, para o desenvolvimento sustentável dos oceanos, nomeadamente o papel central do sector privado e, em particular, das pequenas e médias empresas, bem como das universidades, dos centros de investigação, da sociedade civil, da indústria e das organizações não-governamentais, entre outras”.

Sublinham ainda “a importância da economia azul, no contexto do desenvolvimento sustentável, numa perspectiva de criação de riqueza e de emprego, de combate à pobreza, crescimento económico sustentado, segurança alimentar e protecção do ambiente marinho e da biodiversidade”.

Na abertura da reunião, o secretário-geral da CPLP, Murade Murargy, realçou o facto de os Estados-membros possuírem territórios marítimos que agregam um vasto potencial de recursos vivos e não vivos, afirmando que “os oceanos constituem uma fonte de recursos fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a economia destes países”.

Murade Murargy reconheceu ainda o lixo marinho “como um dos mais preocupantes aspectos da poluição dos mares e oceanos, com graves impactos económicos, nomeadamente nos sectores da pesca, turismo, e ambientais”.

Presidida pelo ministro coordenador dos Assuntos Económicos, Agricultura e das Pescas de Timor Leste, Estanislau Aleixo da Silva, a II Reunião Extraordinária de Ministros dos Assuntos do Mar da CPLP abordou temas como os processos de extensão das plataformas continentais, as parcerias para o lixo marinho e a estratégia para os oceanos.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário