COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 6 de junho de 2015

EAGB regista aumento da produção e distribuição de luz eléctrica

A Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) aumentou a sua capacidade de produção e fornecimento da energia eléctrica para cidade de Bissau em cerca de 20 por cento.


Os dados foram avançados em exclusivo à PNN pelo Director-geral desta empresa estatal, René Barros que precisou que em Junho deste ano, a EAGB conta com um registo da sua produção de 20 por cento.

Apesar desta melhoria, Barros reconheceu as dificuldades que a EAGB enfrenta em termos de atendimento dos clientes e relativamente aos problemas das redes de distribuição que remontam de longos anos, o que terá provocado algumas perdas de receitas á EAGB. “Na altura em que o Governo tomou posse, tínhamos uma cobertura de distribuição de rede entre 2 a 3 por cento, mas neste momento estamos a cobrir a em cerca de 20 por cento, o que é um salto muito grande, mas não se resume apenas na produção, temos a situação de rede e perda global da rede em cerca de 47 por cento mensais, além de uma perda técnica calculada em 25 por cento”, disse Barros.

Para colmatar esta perda, o Director-geral da EAGB disse que o Governo, através do Ministério da Energia, assinou acordo com a congénere portuguesa EDP na área da energia, cujos técnicos já se encontram empenhados no trabalho em Bissau.

“Depois do acordo que assinamos em Portugal com a EDP, lamentavelmente os nossos clientes ao longo de corredor da Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria estão a sofrer muito porque continuamos a deparar com o problema de um cabo muito antigo, com muitos remendos que se espalhou por debaixo do Mercado de Bandim até à Zona Industrial de Bra e aeroporto, mas vamos buscar encontrar solução”, informou.

Barros disse também que a EDP vai submeter à sua empresa um projecto alternativo de um novo cabo que será instalado a partir de Central Eléctrica de Bissau, passando pelo Alto Bandim, Padaria Nhonho, Bairro de Belém até ao aeroporto.

Sobre recente ajuda do reino de Marrocos, René Barros confirmou que este país ofereceu à Guiné-Bissau oito electrobombas com os respectivos grupos geradores, que nos próximos dias vão funcionar com um novo sistema de abastecimento e tratamento de águas em Bissau.

Por fim, o mesmo responsável disse que nos próximos dias chega a Bissau, proveniente de Marrocos, diversos materiais que vão melhorar os serviços de fornecimento de água na capital guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário