ANC é o mais antigo movimento liberal da África
Milhares de pessoas se reuniram na cidade ocidental de África do Sul da Cidade do Cabo, no sábado para marcar o 103º aniversário do Congresso Nacional Africano (ANC), o mais antigo movimento liberal da África e governar partido político social-democrata da África do Sul.
Presidente Sul-Africano Jacob Zuma, que participou do evento, disse que a celebração também foi destinada para marcar o 60º aniversário de fundação do Congresso do Povo em Kliptown, observando que o congresso foi onde a Carta da Liberdade foi adoptada.
A Carta da Liberdade foi a declaração de princípios fundamentais da Aliança Congresso Sul-Africano, que consistia do Congresso Nacional Africano e seus aliados, ou seja, o Congresso Indiano Sul-Africano, o Congresso Sul-Africano de democratas e Assembleia Popular coloridas. A demanda da carta de abertura foi: "O povo deve prevalecer."
Cerca de 70.000 pessoas estiveram presentes no evento, no sábado, de acordo com o presidente da Assembleia Nacional, Baleka Mbete.
Uma das pessoas presentes, Vivian Monageng, disse que participou do evento, a fim de saber o que aconteceu desde o anterior aniversário ANC.
"Eu sou um grande defensor da ANC," Monageng disse à agência Anadolu.
Os membros do Umkhonto we Sizwe, que era o braço armado do ANC, formaram uma corrente humana para escoltar o presidente Zuma para o estádio, onde milhares de apoiante estavam aplaudindo.
Ministro da Small Business Lindiwe Zulu disse que os membros do Congresso se reuniram para relatar as conquistas que fez durante 2014.
"Também vamos relatar o que vamos fazer em 2015", disse Zulu AA. "Nós somos o partido do governo e a pressão é em nós para entregar resultados", acrescentou.
Presidente Zuma disse que o Comité Executivo Nacional do ANC iria apresentar um relatório ao seu povo de quão longe os seus membros tinham vindo no cumprimento dos ideais da Carta da Liberdade.
"Vamos definir o que o ANC continuará a fazer para construir uma Europa unida e não racial, não sexista e próspero da África do Sul com base nos princípios de som da Carta da Liberdade como articulados pelo povo deste país, em 1955," o Presidente acrescentou.
Sem comentários:
Enviar um comentário