A Presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff aceitou visitar este ano a Guiné-Bissau na sequência de convite feito pela Presidência guineense, anunciou ontem o Palácio Presidencial de Bissau em comunicado.
A convite do chefe de Estado, José Mário Vaz, “a Presidente Dilma Rousseff aceitou visitar a Guiné-Bissau, ainda este ano, em data a acertar por via diplomática”, refere o gabinete do conselheiro porta-voz da Presidência da República guineense.
No Brasil, para além de participar na posse da presidente Dilma Rousseff, o chefe de Estado guineense obteve a garantia de apoio à “implementação de vários projectos”, principalmente “relacionados com o sector agrícola, com destaque para a produção de arroz”.
O apoio do Brasil pode ser importante para diversificação da economia, pois Guiné Bissau é dependente da exportação da castanha de caju. Pretende-se estimular o desenvolvimento de outras áreas da agricultura, entre as quais pecuária, matérias-primas para biocombustíveis, lácteos, horticultura, silvicultura, manejo sustentável do solo, luta contra a desertificação, maquinária agrícola, tecnologia de processamento pré e pós-colheita e gestão do agro-negócio.
O presidente José Mário Vaz ficou muito impressionado com a agricultura desenvolvida em Luziânia, cidade próxima de Brasília. Estava interessado em ir até o local, por questões de Segurança e de aconselhamento da Policia Federal do Brasil, não conseguiu visitar a fazenda.
Sem comentários:
Enviar um comentário