COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Desesperadamente à procura de "ronco" para desviar atenções...

Crise diplomática entre Portugal e Guiné-Bissau aumenta de tom.

 A crise diplomática entre Portugal e a Guiné-Bissau aumentou de tom esta quinta-feira, com o ministro da Presidência a acusar Portugal de tomar partido na política interna do país. Declaração de Cavaco foi “infantil” e Machete foi “infeliz, como no caso de Angola”, disse Fernando Vaz, ministro de Estado e da Presidência da Guiné-Bissau


 O ministro de Estado e da Presidência da Guiné-Bissau, Fernando Vaz, criticou a posição assumida pelo Governo português e o Presidente da República, relativamente ao caso do embarque dos cidadãos sírios num voo da TAP para Portugal com passaportes falsos. (1) 

Fernando Vaz criticou o comunicado emitido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete, que considerou "inaceitável  (2) o incidente em Bissau em comunicado emitido pelo ministério a 24 de Dezembro.

Para o ministro Fernando Vaz, “este foi um incidente comercial”, que não justifica a intervenção de políticos portugueses. Em declarações à SIC Notícias citadas pela Rádio Renascença e pela TSF, o responsável criticou a postura do Governo português. Cavaco também foi visado pelo governante guineense, que considerou "infantil" a reacção do Presidente da República.

Para o ministro da Presidência da Guiné-Bissau, Portugal está a tomar partido pelo antigo primeiro-ministro do país, Carlos Gomes Júnior, cujo governo foi deposto em final de mandato, num golpe de Estado militar que teve lugar há mais de um ano e meio.


“Portugal apoiou sempre o ex-primeiro-ministro e não reconhece o actual governo de transição, onde o partido do ex-primeiro-ministro, PAIGC, tem cinco ministros”, disse, Fernando Vaz.

O governante guineense afirmou ainda que o aeroporto de Bissau, para onde a TAP suspendeu os voos a partir de dia 11 de Dezembro e de onde irá retirar os voos especiais entre Dakar e a Guiné, a partir do final do ano, é seguro.

As culpas no incidente do embarque de cidadãos sírios com passaportes falsos são partilhadas, referiu, dizendo que é “um disparate” reclamar condições num aeroporto que tem o parecer positivo das autoridades internacionais de aviação. Há fragilidades no processo de embarque da TAP em Bissau, disse.
 
(1)  A TAP decidiu suspender a operação para a Guiné Bissau, "perante a grave quebra de segurança ocorrida na fase de embarque do voo TP202, de Bissau para Lisboa" que trouxe à capital nacional 74 sírios. “Perante a grave quebra de segurança ocorrida na fase de embarque do voo da TAP TP202 de Bissau para Lisboa na madrugada do dia 10 de Dezembro, que implicou  o embarque de 74 passageiros com documentos comprovadamente falsos, a rota Lisboa/Bissau/Lisboa encontra-se suspensa até uma completa avaliação das condições de segurança no aeroporto em Bissau”, explicou a TAP em comunicado.

A transportadora aérea referiu que “está a desenvolver esforços para minimizar o impacto desta decisão sobre os seus passageiros, estando designadamente a procurar ligações alternativas”.

"O Governo compreende e apoia a decisão", diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em comunicado.

O Negócios sabe que a tripulação do referido voo foi ameaçada com recurso a armas, para persuadir ao embarque.

Não se sabe como é que estes cidadãos sírios fizeram o trajecto entre a Síria e Casablanca, de onde voaram até à Guiné para chegarem a Lisboa na madrugada de terça-feira. O grupo incluia crianças, e uma mulher grávida, e pretendia pedir asilo político a Portugal.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) entregou o seu alojamento ao Instituto de Segurança Social, enquanto leva a cabo “diligências no sentido de documentar as verdadeiras identidades” destes 74 candidatos ao estatuto de refugiados.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) refere que "as condições de segurança na Guiné-Bissau deterioraram-se fortemente após o Golpe de Estado de Abril de 2012. Por esse motivo, o Governo Português vem desaconselhando quaisquer viagens não essenciais àquele país".

E em relação ao voo especifico, o MNE adiantou que "o Governo português continua em contacto com a TAP para que se encontrem rotas alternativas para os passageiros afectados enquanto aquela ligação estiver suspensa".

"O Governo Português encetou desde o primeiro momento as medidas apropriadas no campo diplomático para reagir ao ocorrido. Entre outras medidas, o encarregado de Negócios da Guiné-Bissau foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo-lhe sido transmitida a gravidade do ocorrido", concluiu.

(2)  O Governo português reiterou esta terça-feira que o "embarque forçado" de passageiros sírios por coerção de autoridades guineenses é "inaceitável", e aguarda que sejam retiradas as "consequências" e que seja garantido que situações semelhantes não se repetirão.
A posição do Ministério dos Negócios Estrangeiros português foi expressa, em comunicado, após ter sido informado pelas autoridades da Guiné-Bissau das conclusões da comissão de inquérito sobre "o grave incidente de segurança" ocorrido no aeroporto de Bissau, no dia 10 de Dezembro, que apontam para o envolvimento directo do ministro do Interior do Governo de transição guineense, António Suca Ntchama.

"O Governo português reitera que o sucedido - o embarque forçado, através de pressão e coerção por parte de autoridades guineenses sobre funcionários da TAP, de 74 passageiros com documentação reconhecidamente falsa numa aeronave portuguesa com destino a Lisboa - é absolutamente inaceitável", declarou o Ministério de Rui Machete.

"Portugal aguarda ainda que as autoridades guineenses retirem todas as necessárias ilações e consequências do ocorrido, incluindo, conforme anunciado, a responsabilização dos intervenientes no processo. Também ainda não foi cabalmente garantido que situações similares não se poderão repetir no futuro, questão essencial no nosso processo de reavaliação sobre a existência de condições de segurança no aeroporto de Bissau para a retoma da rota", sublinha o comunicado do Ministério.

(in:negócios)


Sem comentários:

Enviar um comentário