COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Primeiro avizo !... EUA

EUA querem que Guiné-Bissau cumpra prazos de eleições


O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou que quer ver a Guiné-Bissau a cumprir o processo eleitoral dentro dos prazos.


 "Os Estados Unidos instam o Governo da Guiné-Bissau a seguir fielmente o calendário anunciado para preparação das eleições de 16 de março de 2014, incluindo um recenseamento eleitoral credível e atempado", refere uma declaração do porta-voz do Departamento de Estado, divulgada na segunda-feira na Internet.


A administração norte-americana justifica o pedido, considerando que a realização de eleições gerais (legislativas e presidenciais) bem-sucedidas e dentro dos prazos é uma meta essencial com vista "à reconciliação nacional, democracia e reformas económicas".
Os EUA pedem aos dirigentes guineenses garantias de que "não haverá mais atrasos".
A declaração vai mais longe e apela às autoridades para que façam "urgentemente" melhorias nas "condições de segurança" e no combate à "impunidade", de maneira a promover um ambiente seguro "para eleitores e candidatos".
"Esperamos que os ministros do Interior e da Defesa e que o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas assegurem que as forças de segurança respeitam o Estado de Direito, a autoridade civil e os direitos humanos", refere a declaração.


1 comentário:

  1. Infelizmente do outro lado não haverá resposta ao apelo, porque esta cúpula guineense, para além de só entender a lei da força, não estão interessados em promover nenhuma mudança no país.

    ResponderEliminar