COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Blog com Ações Mapeamento Técnico de ajuda ONGs

As organizações de ajuda poderiam fazer uma melhor utilização dos seus dados por meio de tecnologias de mapeamento de baixo custo, de acordo com CartONG, uma ONG que desenvolve o uso de GIS (Sistemas de Informações Geográficas) para programas humanitários e desenvolvimento.


A organização não-governamental com sede em França, que começou em 2006 por um grupo de voluntários , está desenvolvendo um blog técnico para compartilhar dicas sobre o uso da tecnologia GIS no sector de ajuda . Isto inclui os dispositivos utilizados para a colecta de dados geoespaciais , bem como o software utilizado para analisar GPS (sistema de posicionamento global).

Sandra Sudhoff, diretor técnico CartONG , diz que alguns recursos online que examinaram especificamente o uso destas ferramentas suportam contextos de mapeamento.

"Muitas vezes, novos conhecimentos através da leitura de outros blogs de tecnologia, mas então eles têm que encontrar maneiras de usar as dicas para ajudar os setores. Poucos blogs de tecnologia que apontam ambas as questões humanitárias e de técnicos ", diz ela. "Nós passamos um tempo considerável entender as coisas e quer ajudar outras pessoas usando ferramentas similares para que possam aprender com a nossa tentativa e erro."

As ONGs são muitas vezes baseadas em software de código aberto como código QGIS - um programa que rastreia dados geoespaciais - , bem como ferramentas de linha mais prosaicas, como OpenStreetMap e Google Earth. Seus projectos vão desde o mapeamento para ajudas de emergência no Haiti para a criação de atlas temáticos para os Médicos Sem Fronteiras (MSF) para o desenvolvimento de kits de e-learning gratuitos para a gestão sustentável das florestas.

CartONG está entre um punhado de ONGs que trabalham internacionalmente em capacitação GIS para o sector de ajuda , de acordo com Giacomo Rambaldi , Coordenador do Programa Sénior das TIC no Centro Técnico de Cooperação Agrícola e Rural, com Com sede na Holanda, e um especialista em GIS baseada na comunidade.

A demanda por este tipo de treinamento é cada vez maior como o uso de GIS na indústria da ajuda desenvolveu na última década, diz Rambaldi, citando a diminuição dos custos de dispositivos de colecta de dados e acessibilidade de aplicações baseadas na web como os principais motivos.

"A tecnologia de GPS e mapas digitais são agora amplamente disponíveis. Democratização ocorreu através da Internet, e muitas pessoas agora podem acessar e utilizar os recursos disponíveis on-line ", diz ele.

GIS também está sendo impulsionada pelas exigências do doador cada vez mais rigorosas para os dados detalhados, diz Sudhoff.
 
 
 
 

1 comentário: