COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 20 de maio de 2014

Destino das meninas raptadas na Nigéria

De acordo com alguns especialistas a participação activa dos EUA o destino das meninas raptadas na Nigéria é ditada por interesses de Washington na região Africano , em particular, o seu objectivo é aproveitar os seus recursos naturais, concluem.



230 meninas da escola da cidade Chibok na província de Bourne, foram sequestrados no dia 14 de abril. Desde então, os protestos na Nigéria são feitas quase que diariamente : as pessoas exigem ação decisiva o seu Governo.
Enquanto isso, "a comunidade internacional hipócrita começou a anunciar os seus próprios presidentes ", disse Liubov Lulkó em um artigo publicado no site " Pravda.ru ". Diversas celebridades ocidentais e pessoas famosas como Michelle Obama, Carla Bruni e Angelina Jolie, entre outros, aderiram à campanha, que visa mais de 200 crianças em idade escolar nigerianas sequestradas no mês passado pelo grupo terrorista Boko Haram são liberados.
"Mas onde estavam eles quando morreram crianças sírias? Não é um prelúdio para enviar americanos para o país mais rico em petróleo tropas África", pergunta o repórter.

Lágrimas de crocodilo do Ocidente
Finalmente, EUA e o Reino Unido enviou para a Nigéria dezenas de pessoas, incluindo diplomatas, conselheiros militares e policiais e agências de inteligência para resgatar os reféns, a transmissão da mídia ocidental. Esses "especialistas" negociar com Boko Haram, um treinado islâmico que se dedica ao assassinato em massa e roubo.
"Ter gestos humanitários, e digamos, derramar lágrimas de crocodilo é muito selectiva no Ocidente. É uma campanha publicitária muito desagradável que se desenvolve no contexto de uma política global agressiva em todos os continentes. É difícil imaginar que Obama só esticar a mão para crianças sírias, enquanto o outro dá armas para bandidos constantemente atravessam a fronteira com a Síria", diz Vladimir Anokhin, vice-presidente da Academia de Problemas Geopolíticos da Rússia.
"E a Nigéria é um pouco neutro. "Eu só vou mostrar minha humanidade em algum lugar. Onde estão os meus interesses, é a minha democracia". É a explicação psicológica de tudo isso", disse o cientista político.

Nigéria, o Sudão é outro?
Na semana passada, o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, rendeu-se e aceitou a ajuda dos norte-americanos e dos ingleses para libertar as meninas. Isso provocou um acalorado debate nos meios de comunicação e blogs nigerianos que dizem que este gesto do presidente mostra seu total desamparo e dando soberania para estrangeiros. As pessoas não vêem nas acções de Washington e Londres outra vontade ou fazem outra leitura: a utilização do movimento Boko Haram para atingir seus objectivos através do Comando Africano das Forças Armadas dos EUA (Africom), o antecessor do que foi contra Jonathan, escreve o diário ' Vanguard '.

Sobre os verdadeiros interesses dos EUA na Nigéria também escreve "Global Research" em parte "intervenção humanitária na Nigéria: Boko Haram é uma outra operação secreta da CIA ? ". Este artigo baseia-se nas revelações do WikiLeaks.
Aqui, diz EUA através de sua embaixada no Governo Nigéria leva subversões. Em particular, ele faz isso com a ajuda de espionagem financeira altos funcionários nigerianos, apoiando e financiando grupos subversivos e insurgentes que patrocinam a oposição e propaganda maciça contra o governo, por meio de subornos a altos comandantes das forças nigerianas para agir aos interesses de Washington.
O objectivo final de uma tal política, o artigo conclui, é eliminar a Nigéria como potencial estratégico rival EUA no continente Africano, o seu desmembramento em 2015 como era no Sudão, a fim de aproveitar os seus recursos naturais.
"Global Research" também discute o papel especial da Africom, que visa capturar as principais áreas estratégicas da África e colocado sob o controle dos EUA bloquear o acesso da China para as facilidades de reservas energéticas e minerais vitais da região. Para fazer isso, o autor escreve, é necessária para enfraquecer os países africanos com fortes conflitos internos e fazê-los sentir-se tão vulnerável em busca de protecção EUA ou pedir uma intervenção internacional. O artigo prevê o colapso da Nigéria em duas partes, em 2015, como fez com o Sudão. Em 2011, o Sudão do Sul declarou a independência do Sudão após um referendo.

"Eu acho que essa luta (para a redistribuição dos mercados de petróleo e gás) não necessariamente só na Nigéria, em particular, mas em todo o continente. Não é coincidência que os EUA criaram um comando americano há alguns anos atrás, e lá (na África) conflito de interesse se concentra principalmente entre a China, a Índia e os Estados Unidos. E principalmente, se a instabilidade interna persistir, então tudo ainda está à pior", prevê Zolotariev Pavel, vice-director do Instituto de EUA e Canadá da Academia Russa de Ciências.


Sem comentários:

Enviar um comentário