COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Mais de mil polícias e militares vão garantir segurança na cimeira

O secretário de Estado da Segurança timorense, Francisco Guterres, disse hoje que 1.300 polícias e militares foram destacados para garantir a segurança na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.


"Por parte da Polícia Nacional de Timor-Leste estão envolvidos 800 elementos e por parte da defesa 500, incluindo os ajudantes de campo e os condutores", afirmou Francisco Guterres, após uma reunião de coordenação ministerial para a X Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza a 23 de julho na capital timorense.

Timor-Leste assume a presidência da organização durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo, dedicada ao tema "CPLP e a Globalização", e que deverá ficar marcada pela entrada da Guiné Equatorial como membro de pleno direito e pelo regresso da Guiné-Bissau, suspensa na sequência do golpe de Estado de 2012.

Segundo Francisco Guterres, entre quinta-feira e o próximo dia 23 vai haver alguns desvios de trânsito e eventuais cortes de vias, mas as estradas junto ao local onde vai decorrer a cimeira, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, não vão ser totalmente encerradas.

"A polícia vai preparar toda a segurança para a movimentação de todas as delegações, mas vamos deixar que as pessoas participem e que vejam as actividades para a cimeira da CPLP ser mais animada", disse.

O secretário de Estado disse também que vai haver algumas patrulhas de polícia a pé e que alguns elementos vão estar destacados nos bairros.

"Pedimos que a comunidade timorense participe e ajude nas questões de segurança. Este é um grande evento para Timor-Leste e durante a luta pela independência os países da CPLP ajudaram-nos muito", salientou, acrescentando que é também uma oportunidade de mostrar que o país consegue organizar grandes eventos.

O Ministério da Saúde também confirmou hoje um reforço dos serviços no Hospital Nacional Guido Valadares e de ambulâncias durante o período da cimeira.

As reuniões preparatórias da cimeira começam na quinta-feira com a XXIX reunião de Pontos Focais de Cooperação da CPLP.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 
 
(foto:lusa)  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário