COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 22 de agosto de 2015

Buhari da Nigéria pede calma na situação propensa a golpe


O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari pediu aos líderes da Guiné-Bissau - que tem enfrentado incertezas políticas recentes desde que o presidente demitiu o governo no início deste mês - para exercer a moderação e respeitar a Constituição do país.


"O presidente Buhari está profundamente preocupado com a situação política em curso na Guiné-Bissau após a demissão do primeiro-ministro Domingos Simões Pereira e seu gabinete pelo Presidente José Mário Vaz", disse o porta-voz Buhari Femi Adesina em um comunicado sexta-feira.

Em 12 de agosto, Vaz Pereira demitido e seu governo, que ele acusou de corrupção, nepotismo e obstrução da justiça, provocando temores de uma nova crise política no golpe propensas Guiné-Bissau.

Pouco depois, o Conselho de Segurança das Nações Unidas instou as forças de segurança no pequeno país do Oeste Africano a não intervir na disputa política em desenvolvimento, exortando os seus líderes "para buscar o diálogo e consenso na resolução da crise".

Na sexta-feira, a Presidência nigeriana ecoou o apelo da ONU, exortando a liderança da Guiné-Bissau - "incluindo o militar" - para garantir "o respeito pela ordem constitucional".

Ainda pediu aos líderes do país para "evitar tomar qualquer acção adicional que possa ameaçar as frágeis instituições democráticas recentemente estabelecidas no país".

O porta-voz Buhari fez notar que o presidente nomeou o ex-presidente nigeriano Olusegun Obasanjo como enviado especial para mediar a crise na Guiné-Bissau.

"Chief Obasanjo participou na primeira etapa de sua missão através de consulta com o actual presidente da Autoridade da CEDEAO de Chefes de Estado e de Governo, Presidente Macky Sall do Senegal, em Dacar, ontem," diz o comunicado.

Ele acrescentou, no entanto, que "enquanto Chefe Obasanjo ainda estava consultando com o presidente Sall, Presidente José Mário Vaz da Guiné-Bissau passou a nomear e empossar um novo primeiro-ministro na pessoa do Sr. Baciro Dja, um desenvolvimento que agravou a situação política ".

Na quinta-feira, Vaz jurou Dja como primeiro-ministro sobre protestos por parte de seu próprio partido no poder, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde.

O governo civil foi restaurado para o país em junho do ano passado, quando Vaz assumiu o cargo através de uma eleição pacífica, embora a tensão logo apareceu entre ele e seu primeiro-ministro recém-demitido.

O Conselho de Segurança da ONU, entretanto, continuou a participar de uma acção concertada - pela ONU, a UE e a União Africano, juntamente com outros grupos regionais - para ajudar a resolver a crise política desdobramento da Guiné-Bissau.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário