COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africano (UA)

ADIS ABEBA, Etiópia, 26 ago 2015 - O Conselho de Paz e Segurança da União Africano (UA), na sua reunião 534 realizada em 17 de Agosto de 2015, foi informado pela Comissão sobre a situação no Guiné-Bissau.


Conselho recordou as suas anteriores comunicados e declarações à imprensa sobre a situação na Guiné-Bissau, incluindo a declaração de imprensa PSC / PR / BR. (DXXI) aprovada na sua reunião 521th realizada em 25 de junho de 2015.

Conselho reiterou a sua profunda preocupação com a evolução da situação na Guiné-Bissau, marcada pela tensão crescente entre os principais líderes políticos do país. Conselho, mais uma vez, salientou que esta situação tem o potencial de prejudicar gravemente o progresso registrado com a conclusão da transição e à realização bem sucedida de eleições presidenciais e legislativas de Abril e Maio de 2014, bem como de complicar a mobilização do internacional assistência que Guiné-Bissau precisa para a sua recuperação sócio-económica e à aplicação das reformas necessárias para a estabilização duradoura do país.

Conselho renovou o seu apelo às partes interessadas da Guiné-Bissau para defender os interesses superiores do seu país e de procurar, por meio do diálogo, o consenso ea reconciliação uma solução rápida para a crise atual. Conselho salientou a necessidade imperiosa para o respeito da Constituição e do Estado de direito, bem como a necessidade absoluta para as forças armadas e de segurança para permanecer fora da crise atual.

Conselho manifestou o seu apreço pelos esforços do Presidente Macky Sall do Senegal, actual Presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), bem como daqueles dos países vizinhos. Conselho saudou igualmente os esforços desenvolvidos pelo Representante Especial do Presidente da Comissão na Guiné-Bissau e Chefe do Gabinete de Ligação da UA em Bissau, o embaixador Ovidio Pequeno, em conformidade com o mandato do Gabinete de contribuir para a consolidação da paz e a estabilidade no país e realizar outras tarefas relacionadas. Conselho louvou o Representante Especial das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Miguel Trovoada, por seus esforços e registou com satisfação a declaração à imprensa sobre a situação na Guiné-Bissau feita pelo Conselho de Segurança da ONU em 14 de agosto de 2015. Conselho instou à prossecução coordenada dos esforços envidados para acelerar a resolução da crise actual, e, neste sentido, solicitou ao Presidente da Comissão de dar início a consultas com a CEDEAO e os países vizinhos, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, União Europeia e as Nações Unidas, ea tomar as iniciativas necessárias.

Conselho pediu à Comissão que o mantenha informado sobre a evolução da situação, para lhe permitir tomar as medidas necessárias.

(Fonte: Comissão da União Africano (AUC)
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário