COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 10 de julho de 2015

África Ocidental tem um problema com drogas crescente e preocupante

África Ocidental tem um problema com drogas crescente e preocupante. No entanto, grande parte da política mundial das drogas tem se concentrado em reduzir a oferta de drogas em países sul-americanos, como a Colômbia, e o uso pesado da aplicação da lei contra os traficantes de rua e usuários.


A imagem do comércio global de drogas foi reduzido para aqueles de cartéis e o crime organizado na América Latina. O fato de que a África Ocidental tornou-se uma rota de trânsito para o tráfico de drogas ilícitas entre a América do Sul e Europa, e um número crescente de consumidores podem ser encontradas na região apesar de não está no radar do mundo.

Mesmo na América Latina, países como a Venezuela e o Brasil, que não são produtores de cocaína, mas são jogadores importantes na cadeia de fornecimento de cocaína porque servem como hubs de contrabando, são negligenciados na formulação de políticas de drogas regional e global.

Embora os líderes do Oeste Africano sejam os mais novos jogadores na mesa política de drogas global, eles precisam de fazer suas vozes serem ouvidas no debate global da política de drogas pelo simples fato de que o que acontece fora da região tem grandes efeitos em cascata na região.

No entanto, o problema vai além de nossos líderes permitindo que os nossos portos e aeroportos para serem usadas como rotas de trânsito. Cartéis da droga juntaram-se doadores multilaterais a traçar os caminhos "democráticos" de alguns estados.

Mais infame, narcotraficantes colombianos financiaram a campanha de reeleição do presidente João Bernardo Vieira na Guiné-Bissau em 2005.

Dissensão subsequente do país em um narco-Estado, em que funcionários governamentais de alto nível e militares estavam directamente envolvidos no tráfico de drogas para apoiar o que se tornou a principal actividade económica do Estado, ilustra perfeitamente como os cartéis de drogas pode influenciar a política, a segurança e a  economia de um país do Oeste Africano.

Estados fracos estão particularmente em risco de ser vítima de tal aquisição.

Ambos, tráfico e consumo podem ser vinculados a qualquer instituições estatais fracas ou corruptas, incluindo os organismos judiciais e de aplicação da lei que são tão fortemente invocados para executar as políticas de drogas agressivas centradas sobre a criminalização de todos os tipos de delitos de drogas.

Muito dinheiro tem sido desperdiçado sobre a abordagem de aplicação da lei a nível nacional. Embora a ênfase na penalização seja ser reduzido, isso não deve ser arquivado completamente. Em vez disso, devem ser reorientados através de uma abordagem regional coordenada e equilibrada com outras estratégias, tais como redução de danos.

Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) desenvolveu um plano de acção regional de quatro anos para combater o tráfico ilícito de drogas, crime organizado e abuso de drogas na região em 2008. O estado de implementação do plano de acção regional permanece obscuro. Embora o plano de acção tenha sido prorrogado até o final de 2014, não há nenhum sinal de que os Estados-Membros têm considerado analisado e revisto, visando a tomar em consideração as lições aprendidas antes e desde a sua expiração.

Infelizmente, a mesma abertura das fronteiras que facilitam o comércio intra-regional e da integração social regional na África Ocidental também cria um convite atraente para os traficantes de drogas.

Com os Estados membros da CEDEAO a consolidar e implementar políticas para garantir a livre circulação de pessoas e bens na região, é importante que com estas medidas para promover o comércio e a integração também fechar as brechas que permitem o movimento de drogas ilícitas através da região.

De acordo com o seu recém-adoptado Plano de Acção Regional Sahel para 2015-2020, a União Europeia (UE) vai investir 10 milhões de euros no apoio à acção da CEDEAO para aumentar a capacidade dos funcionários de justiça criminal e aplicação da lei para investigar de forma eficaz, processar e julgar crimes organizados e relacionados com o tráfico de drogas casos através do reforço da cooperação regional ao longo da rota da cocaína da África Ocidental.


Será preciso mais do que medidas pontuais e paliativas colocadas em prática por cada país para conter o tráfico de drogas na região. Falta de independência e da corrupção dos tribunais nacionais faz com que os processos de nível nacional do "peixe grande" mais um sonho do que uma realidade.

O foco da política de drogas para os países da África Ocidental devem ser centradas na aplicação da lei visando grandes contrabandistas regionais e internacionais, ao lado de funcionários de alto nível de corrupção, ao invés de focar os jogadores de pequena escala (produtores, traficantes de rua e consumidores), e em reduzir os danos associados ao abuso de drogas.

Como uma maior oferta de drogas entra na região, a produção e o consumo locais estão em ascensão. A produção local de estimulantes do tipo anfetamina já foram documentados na Nigéria e Libéria.

O número de consumidores de droga na África Ocidental é estimada em mais de 2,5 milhões. Os Estados não podem se concentrar apenas no aspecto penal e legal da política de drogas, mas também deve colocar ênfase em serviços de saúde pública para tratar dos danos que resultam do abuso de drogas. Eles trabalham de mãos dadas.

Descriminalização do uso de drogas requer aumento de serviços de saúde, particularmente focados em abuso de substâncias.

Como tal, a reforma da política de drogas apresenta desafios e oportunidades.

No entanto, o que pode parecer estar trabalhando contra Estados Oeste Africano pode muito bem trabalhar a seu favor.

Os sistemas de saúde em muitos países da região, particularmente na esteira da crise Ebola, precisa de reforço. Este momento fornece a oportunidade perfeita para o desenvolvimento de sistemas de saúde que tratam de um abrangente leque de problemas de saúde, de doenças infecciosas ao abuso de drogas. Os custos associados à redução dos danos associados ao abuso de drogas, tais como o investimento em programas de troca de seringas que reduzem o risco de transmissão do HIV de uso de drogas injectáveis, têm um impacto mais positivo no longo prazo do que os de prisão.


Os custos sociais de reintegração de usuários de drogas em programas de redução de danos também são positivos. Profissionais de saúde com formação e experiência em abuso de drogas vai proporcionar retornos contínuos para uma sociedade, em vez de bloqueio indivíduos para baixarem em hospitais psiquiátricos. O emprego de centros de tratamento e trabalhadores da saúde, que tenham sido recrutados temporariamente para a luta contra o Ebola, é uma abordagem que também pode ser usada dentro de um sistema de saúde ampliado e melhorado.

Países como o Senegal não deve apenas ser vocal no debate da política de drogas global, mas também liderar o esforço regional. Senegal, poderá pilotar o programa da primeira região na redução de danos, tem a oportunidade de não apenas facultar lições de partes de sua experiência, mas também para moldar a abordagem regional e global para a redução de danos.

Como observamos o Dia Mundial Contra o Tráfico Ilícito e Abuso de Drogas, em 26 de junho se aproxima da Sessão Especial da Assembleia das Nações Unidas sobre Drogas em abril de 2016, talvez a maior lição que os líderes do Oeste Africano pode aprender com os seus homólogos latino-americanos é que eles devem tornar-se protagonistas do seu próprio direito na arena política mundial das drogas ao invés de ser espectadores passivos.

(Eleanor Thompson é Associado Director de Advocacy da OSIWA. Siga Eleanor no TwitterEleanorThomps)






Sem comentários:

Enviar um comentário