COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Comunicado de imprensa da Comissão para Consolidação da Paz

Comunicado de imprensa sobre as próximas eleições 


A Comissão de Consolidação da Paz (PBC) saúda a conclusão bem sucedida do processo de registo dos eleitores na Guiné-Bissau , o que permitiu uma expansão histórica do eleitorado nacional, e renova o seu apreço para os parceiros internacionais da Guiné-Bissau que têm contribuído para esta importante conquista. 
A Comissão reconhece que o financiamento e os preparativos para as próximas eleições presidenciais e legislativas estão no bom caminho, graças às contribuições dos Estados membros da CEDEAO, da Comissão da CEDEAO, Nigéria, Timor -Leste e os doadores para o Fundo PNUD, especialmente da União Europeia. 
Presença e as atividades da UNIOGBIS e a liderança do RESG Ramos-Horta também foram decisivos nesse processo.
Com o registo de eleitores concluída com êxito, campanha política em pleno andamento, e as necessidades financeiras oportunamente disponibilizados pelos vários parceiros internacionais, espera-se que as eleições gerais serão realizadas no dia 13 de abril. Sem mais demora é justificável.

A Guiné-Bissau A configuração do PBC manifesta a sua preocupação com recentes episódios de violência política e condena qualquer tentativa de empregar o medo e a intimidação como ferramentas políticas, contrárias ao exercício dos direitos políticos fundamentais e do espírito de eleições livres e transparentes desejados pelas pessoas da Guiné-Bissau .

A Guiné-Bissau no parecer do PBC salienta que as eleições de 2014 ocorrerá em um ambiente diferente do de 2012, com o processo de inscrição preenchido, uma importante presença de segurança da CEDEAO no território, e melhor coordenação entre Guiné-Bissau e os principais internacional parceiros.
 
Enfatiza ainda que as eleições são apenas o primeiro e fundamental passo para o restabelecimento da ordem constitucional e democrática no país. Eleições terão de ser seguidas pela implementação de seus resultados e de reformas essenciais para assegurar uma estabilidade duradoura e de consolidação democrática.
 
O PBC reafirma a sua disponibilidade para servir como uma plataforma de coordenação para ajudar a elaborar estratégias de mobilização de recursos de médio e longo prazo em apoio a iniciativas lideradas nacionalmente que avançam nos principais objectivos de consolidação da paz, como a conclusão de um ciclo democrático pleno através de uma transferência pacífica de poder de autoridades democraticamente eleitos aos seus sucessores eleitos democraticamente; avanços significativos no desenvolvimento económico e social, com foco na segurança alimentar e desenvolvimento rural, e progressos tangíveis para a modernização do sector da segurança, o fortalecimento nacional das instituições, bem como o combate contra a impunidade .

Entre as opções para uma participação estratégica renovada do PBC na Guiné-Bissau, a Comissão toma nota da proposta de Governação Eficácia Programa de Melhoria do RESG Ramos-Horta, e reconhece o papel de liderança importante a ser desempenhado pela CEDEAO em apoio à modernização do defesa e do sector da segurança na Guiné-Bissau. A comissão reitera a sua disponibilidade para continuar a exercer com todos os parceiros (em especial, a CEDEAO, a União Africana , CPLP , ONU e UE) e trabalhar com as autoridades eleitas proximamente, a fim de promover a estabilidade a longo prazo no país, com base em prioridades de construção da paz acordadas com tais autoridades legítimas.

Neste momento histórico, a Comissão Guiné-Bissau da PBC reafirma a sua confiança e solidariedade com o povo da Guiné-Bissau em sua busca de estabilidade, democracia e desenvolvimento inclusivo. A configuração apela a todas as partes interessadas nacionais para viver de acordo com suas responsabilidades históricas para com o povo da Guiné-Bissau e cooperar na realização de eleições livres e justas em 13 de Abril, com o objectivo de inaugurar um capítulo de paz e de desenvolvimento duradouro para seu país.

Paolo Fontana
Oficial de Assuntos Políticos
Gabinete de Apoio à Consolidação da Paz ( PBSO )
Sede das Nações Unidas
Sala S -3010
Nova Iorque , NY , 10017

Sem comentários:

Enviar um comentário