COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Surto de Ebola na Guiné e Libéria : a necessidade de manter-se vigilante

Em centros de apoio geridos pelos Médicos Sem Fronteiras (MSF) e do Ministério da Saúde da Guiné Conakri, o número de novos pacientes com Ebola significativamente diminuído ao longo dos últimos dias. 


No entanto , a epidemia não acabou e as equipes estão prontas para responder a uma possível nova onda de pacientes.

"Continuamos vigilantes e não se pode dizer que o surto é longo , ainda está recebendo novos pacientes com a doença e continuar a cuidar daqueles que ainda estão hospitalizados em nossos centros de atendimento ", diz Marc Poncin, coordenadora Guiné emergência. "A busca por pessoas que tiveram contacto com os pacientes está em curso. Este é um elemento essencial da gestão de uma epidemia de Ebola ".

 Para ser capaz de controlar um surto de Ebola , as equipes devem trabalhar em estreita colaboração com as populações afectadas. Este pode ser um desafio.
" Não devemos esquecer que esta doença é nova na Guiné. Assim, é normal que ele levanta muitos medos e altamente estigmatizado " , diz Armand Sprecher , coordenador médico e especialista em Ebola.
"Nós entendemos estas preocupações , nós também temos observado durante os surtos anteriores em outros países. Todos os agentes devem continuar a mobilizar-se para garantir que as pessoas tenham acesso a informações precisas e que os pacientes são rapidamente em instalações médicas ".

Quinta-feira, 1 de maio , havia um paciente confirmado Ebola no centro de atendimento em Conakry , a capital guineense. No sudeste, três pacientes ainda foram hospitalizados Guékédou , quando não havia mais nenhum paciente Macenta.

"Continuamos a receber novos pacientes em Conakry e Guéckédou , e por isso este é o lugar onde nós nos concentramos nossos esforços em apoio ao Ministério da Saúde , a fim de pôr fim a esta epidemia nas próximas semanas ", diz Marc Poncin.

O fim de um surto de Ebola pode ser declarado oficialmente quando, se nenhum novo paciente é registado durante 42 dias.
A Macenta , um dos três centros de cuidados administrados pela MSF , a equipe de MSF estava em " standby" , mas continua a acompanhar a situação e voltar localmente se novos pacientes são registrados.

Na Libéria, há novos casos foram relatados em quase três semanas. Equipes estão no local para apoiar o Ministério da Saúde , se necessário.
De acordo com as autoridades guineenses , havia 121 casos confirmados de Ebola desde o início da epidemia , incluindo 74 mortes.




Sem comentários:

Enviar um comentário