COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 26 de março de 2015

A União Africana apela à implementação universal e total da Convenção sobre Armas Biológicas

Etiópia, 26 de março de 2015 Hoje marca o 40º aniversário da entrada em vigor da Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção e Armazenamento de Armas Bacteriológicas (Biológicas) e Tóxicas e sobre a sua Destruição. A Convenção estabelece a proibição total sobre o desenvolvimento, produção e armazenamento de armas biológicas, e solicita ao máximo as trocas de equipamentos, materiais e informação científica e tecnológica para o uso de agentes e toxinas bacteriológicos (biológicos) para fins pacíficos.


O Presidente da Comissão, Dr. Nkosazana Dlamini-Zuma, enfatiza a contribuição das medidas nacionais de execução da Convenção para o reforço da saúde pública, particularmente as relativas à formação e capacitação, melhorando bio-segurança e, e reforçar as capacidades de vigilância e detecção de surtos de doenças. Ela salienta que estas medidas vão contribuir para a melhoria da resposta a surtos de doenças.

A este respeito, o Presidente da Comissão salienta a importância de reforçar a cooperação internacional, de assistência e de intercâmbio em ciências biológicas e da tecnologia para fins pacíficos, convidando os Estados-Membros e os parceiros internacionais para promover o desenvolvimento de capacidades nos domínios da formação e da educação, a vigilância das doenças , detecção, diagnóstico e contenção de doenças transmissíveis. Referindo-se ao recente surto de doença de vírus Ebola, ela sublinha a necessidade crítica de tal cooperação eficaz no âmbito da Convenção, ressaltando que, em um mundo cada vez mais interligado, tais surtos representa uma ameaça não só para a saúde, mas também para a economia ea segurança regional.

O Presidente da Comissão aproveita esta oportunidade para convidar os Estados-Membros que ainda não o fizeram a ratificar e aderir à Convenção, sem mais delongas. Ela apela ainda a todos os Estados-Membros a aplicar as medidas nacionais necessárias em conformidade com as suas disposições. Ela salienta a importância de tais medidas para o reforço da eficácia e da autoridade da Convenção, bem como para a transparência, medidas de confiança e garantias de não-proliferação que se destinam a fornecer.

O Presidente da Comissão reitera o compromisso contínuo da Comissão, no âmbito da Defesa Africano e de Segurança Comum adoptado na 2ª Sessão Extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, realizada em Sirte, Líbia, em 28 de fevereiro de 2004, para apoiar os Estados-Membros na implementação das suas obrigações nos termos da Convenção e, totalmente aproveitando os benefícios das aplicações pacíficas das ciências da vida e da biotecnologia.



Sem comentários:

Enviar um comentário