COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 28 de março de 2015

"Deslocadas no mundo é o mais elevado desde Guerra Mundial"

As guerras tornaram particularmente difícil 2014. O conflito civil sírio completou seu quarto ano e as armas também atingiram o Sul do Sudão, Iraque, Nigéria, Ucrânia e República Tcheca, entre outros países. Resultado: "O número de pessoas deslocadas no mundo é o mais elevado desde Guerra Mundial", diz Francesca Friz-Prguda, Representante do ACNUR em Espanha. Destes, apenas 14% atinge os países industrializados, como a Espanha e nos últimos anos triplicou o número daqueles que fazem o outro lado do Mediterrâneo: 218.000, em 2014, a partir do registo de 2011, 70.000.


A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) apresentou nesta quinta-feira seu relatório "Trends 2014 Níveis de Asilo e Tendências nos países industrializados", em que analisa o número de requerentes de asilo nos chamados países ricos que alcançaram o maior nível desde a guerra na Bósnia e Herzegovina, em 1992. Durante 2014, os 44 países industrializados considera a agência recebeu cerca de 866 mil pedidos de protecção, 45% a mais que no ano anterior, quando foram registados 596.600 pedidos.

Francesca Friz-Prguda introduziu o estudo com nuances, "para acabar com os mitos sobre os imigrantes recebidos em avalanches pela Europa", disse ela. "86% do mundo de deslocados estão em países em desenvolvimento. E, por exemplo, no ano passado União Europeia recebemos cerca de 570 mil pedidos de asilo a partir do qual a Espanha chegou a apenas a pouco mais de 1% ".

Muitos dos que fugiam, portanto, que eles fazem dentro do seu próprio país ou em países terceiros também sofrem dificuldades, como os 1,1 milhões de sírios que vivem no Líbano ou a 242.468, que foi para o Iraque, um estado voltar-se para cerca de 2,4 milhões de deslocados.

Daniel Endres, chefe do External global do ACNUR, presente na reunião para as relações com a imprensa, disse em um contexto de austeridade como o actual "é cada vez mais difícil conseguir o apoio necessário." A falta de recursos significa cortes: "Ele reduziu a contribuição do ACNUR às famílias sírias para que as crianças possam ir para a escola, a quantidade é menor e o número de beneficiários." Os países industrializados "podem ​​fazer mais"

"Além do apoio financeiro, o mundo industrializado pode e deve fazer mais. Também em vários aspectos e permitir que essas pessoas tenham acesso a locais seguros, como famílias de refugiados se possam reunir", admite o representante do ACNUR em Espanha.

2014 foi um ano dramático no Mediterrâneo, com pelo menos 3.500 mortes na água tentando chegar às costas europeias. A tendência daqueles que arriscam suas vidas nesta forma aumenta: ". Quase o triplo do recorde anterior, acima de 70.000 em 2011, durante a Primavera Árabe" mais de 218 mil refugiados e migrantes atravessaram o Mediterrâneo em 2014, Quase metade das chegadas em 2014 pertencem a pessoas da Síria e da Eritreia.

A ausência de uma missão de resgate no Mediterrâneo, desde o final operação de resgate italiana Mare Nostrum (após a recusa de apoio da Europa), e da incapacidade dos refugiados que chegam em países industrializados legalmente causa que muitas das viagens acabam no fundo do mar. De acordo com estimativas do ACNUR, este 2015 já mataram cerca de 1.000 pessoas.

Aqueles que precisam de protecção

Um em cada cinco pedidos de protecção internacional que chegou nos países industrializados em 2014 pertencia à Síria. É o maior grupo entre os requerentes de asilo com um total de 149.600 pedidos. Por sua parte, os pedidos do Iraque arquivado 68,7 mil, quase o dobro que em 2013. Atrás incluem afegãos, com quase 60.000 aplicações, seguidos pelos sérvios (e Kosovo) e eritreus.

O mapa para o acolhimento dos requerentes de asilo tem grandes desigualdades entre os 44 países analisados: os cinco destinos que a maioria dos pedidos de asilo recebidos são responsáveis ​​por quase 60% de todas as novas aplicações em todo o mundo em 2014. Alemanha a restabelecer-se, como em 2013, com demandas do país para a protecção recebida em 2014, com 173.100 aplicações: quarto foram feitas por cidadãos sírios. A república alemã, seguido dos Estados Unidos com 121.200 aplicações; Turquia (87,8 mil), Suécia (75,1 mil), Itália (63.700).

Na margem sul do Mediterrâneo, o número de requerentes de asilo atingiu 170.000 petições, o valor mais elevado para esse registo. No entanto, os países beneficiários eram principalmente dois: Itália e Turquia, que acolheu 88,7% dos refugiados na região. A seguir, são a Grécia e a Espanha, com 9.500 e 5.900 pedidos, respectivamente.

Os processos judiciais em Itália 148% em relação a 2013, o que fez com que o país o quinto receptor disparou. Apesar de um grande número de sírios que atingem suas margens, apenas exigindo protecção. Apenas 500 pessoas fizeram. O aumento corresponde ao aumento de pedidos de pessoas naturais do Mali (9.800 pedidos), Nigéria (9700), Gâmbia (8500) e Paquistão (7100).

Em Espanha, Francesca Friz-Prguda comemorou a abertura de salas de asilo em Ceuta e Melilla para facilitar o processamento de protecção internacional de pessoas que acessam à fronteira com a Espanha África. Os últimos dados são criptografados pedidos chegam até 1400, a grande maioria das pessoas sírias e nenhum de origem subsaariana, que não têm acesso a salas de fronteira. Em ACNUR lembre-se: "O direito de uma pessoa a procurar asilo não é limitada pela origem ou pelo método de entrada em um país".
  •  Em 2014, o número de deslocados internos em todo o mundo foi o maior desde Guerra Mundial: apenas 14% atingem os países industrializados, de acordo com o ACNUR
  • Alguns 218.000 refugiados chegaram à Europa através do Mediterrâneo, quase o triplo do recorde de 70.000 alcançado em 2011, com a Primavera Árabe
  • "O mundo industrializado pode e deve fazer mais", admite Francesca Friz-Prguda, Representante do ACNUR em Espanha
 
(Da imagem dos imigrantes em um navio da Marinha italiana na província de Agrigento, na Sicília (Itália)

Sem comentários:

Enviar um comentário