COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 30 de março de 2015

Mali: sensibilização e capacitação da sociedade civil na governação democrática do sector de segurança


NDI em parceria com o Minusma organiza a 31 e 01 de abril de 2015 um seminário de sensibilização e capacitação da sociedade civil na governação democrática do sector de segurança.


Devemos lembrar que este programa abrange os países do Sahel, incluindo Mali, Burkina Faso e Níger é implementado pelo NDI e apoiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino da Dinamarca.

Assinatura da Carta

O Ministro para a Promoção da Mulher, da Criança e da Família, a Sra Sangare Oumou Bah e seu colega da Economia Digital, Informação e Comunicação, porta-voz do Governo, Dr. Maiga Choguel Kokala presidiu sábado, 28 de março, 2015 na Casa de imprensa, a cerimónia de assinatura do charter de mídia para o respeito da imagem e dos direitos das mulheres à informação e à expressão em Mali. Ele também teve a participação do presidente da Casa da Imprensa, Aliou Dramane Kone, o representante da África Ocidental Instituto Panos, Pauline, o representante da Oxfam Novib, Ms. Rose Dolo e Deans a imprensa.

Em seu discurso de abertura, o presidente da Casa da Imprensa, Dramane Kone Aliou salientou que a carta é um documento-chave e sua assinatura reflete o compromisso dos jornais para respeitar a imagem da mulher.

Para o representante do Instituto Panos África Ocidental, Pauline, este documento é o resultado do trabalho que a sua estrutura já começou desde 2014, e é para este fim, uma poderosa ferramenta para a promoção dos direitos das mulheres.

O representante da Oxfam Novib, Ms. Rose Dolo, o tema é a carta dos meios de comunicação a respeitar a imagem e os direitos das mulheres à informação e à expressão em Mali entra na recta de acção  Oxfam.

A Ministra da Promoção da Mulher, Criança e Família, Sra Sangare Oumou Bah disse que esta cerimónia tem um significado especial para o seu departamento, pois é no contexto da promoção dos direitos das mulheres. Aproveitando a oportunidade, Oumou Sangare Bah lembrou que o governo é a mesma lógica que a mídia atesta o desenvolvimento da política nacional de equidade de género. Antes de se alegrar o engajamento de mídia para a promoção dos direitos das mulheres.

Bamako vai honrar os seus compromissos

Mali para honrar seus compromissos no âmbito do acordo de paz com a rebelião tuaregue dominante, disse segunda-feira em Argel Presidente Ibrahim Boubacar Keita. "Vamos fazer de tudo para manter os nossos compromissos em relação ao documento assinado em Argel, em 1º de março", disse ele disse depois de uma reunião com o seu homólogo Abdelaziz Bouteflika, cujo país tem levado a mediação entre as partes em conflito no Mali. "É um acordo que abre" o caminho para "reconstruir o país" para "paz" e "reconciliação", disse o presidente do Mali, que começou domingo uma visita de Estado de três dias a Argel .

Evocando a coordenação dos movimentos de Azawad (CMA), que desejavam uma renegociação do acordo, ele disse que estava "otimista sobre nossos irmãos que ainda não compreenderam a urgência para nós aceitarmos Este acordo equilibrado. " Na semana passada, a Cma chamado para introduzir "destaques" no acordo, incluindo o "reconhecimento oficial de Azawad como uma entidade geográfica, política e jurídica", a criação de uma inter-reunião que abrange esta área e um contingente de "80% dos cidadãos de Azawad" nas forças de segurança.

O acordo de Argel visa criar as condições para uma paz duradoura no norte do Mali, que tem experimentado uma série de rebeliões tuaregues desde os primeiros anos de independência em 1960. A região caiu em 2012 no âmbito corte de grupos jihadistas ligados à Al Qaeda. Eles foram, em parte, impulsionado por uma operação militar internacional lançado em janeiro de 2013, por iniciativa da França, ainda em curso. Mas áreas inteiras ainda fora do controle da Bamako.

Situação da agricultura nos países da UEMOA

A quinta reunião da Comissão de Alto Nível sobre a Segurança Alimentar na área da UEMOA saudou terça-feira em Niamey, a situação da agricultura 2014-2015 nos países da União, com uma produção total prevista de mais de 23 milhões de toneladas de trigo e cerca de 19 milhões de toneladas de tubérculos.

Presidido pelo Chefe de Estado do Níger, Mahamadou Issoufou, também presidente da Comissão de Alto Nível sobre a Segurança Alimentar na área da UEMOA, a quinta reunião da Comissão tomou nota da não disponibilidade de produção de forragem em regional. No entanto, ela observou que a situação alimentar do gado será difícil até que as próximas chuvas, devido à baixa disponibilidade de pasto e água em quase todas as áreas.

Para fazer isso, o Comité recomenda a aplicação sem demora do espaço forragem equilíbrio UEMOA. Ele também estava preocupado com a situação alimentar e nutricional em algumas áreas, especialmente na Guiné-Bissau, Níger e Senegal.

Ele também pediu que os órgãos, instituições e parceiros da UEMOA para tomar rapidamente medidas para lidar com a situação de emergência que afecta cerca de três milhões de pessoas com insegurança alimentar.

Finalmente, a Comissão convidou os parceiros técnicos e financeiros e da comunidade internacional para considerar o impacto de crises humanitárias sobre a segurança alimentar da população.

Reunião do Comité de Segurança Alimentar tem como objetivo identificar os meios próprios para promover a transformação sustentável da agricultura na área da UEMOA.

Alpha Telecom brevemente operacional

23 de março de 2015, a Direcção-Geral da operadora de telefonia móvel Alpha Telecom Mali organizou uma reunião com os seus parceiros. Durante o intercâmbio, os diversos actores têm uma actualização sobre o andamento dos trabalhos para o lançamento das actividades da empresa. Em sentido geral, o titular da terceira licença móvel no país fez progressos na sua implementação no país. A empresa em breve estará operacional.

Sites de telecom são quase todas concluídas, a empresa já cumpriu todas as suas obrigações contratuais, incluindo o pagamento integral do valor da licença de 55 mil milhões de francos CFA (84 milhões de euros) para o Tesouro. Então é só uma questão de tempo que Alpha Telecom, que vai operar sob a marca Atel-SA lança seus serviços de telecomunicações no país.

São os consumidores de serviços de telecomunicações certamente será feliz ao ouvir esta notícia. Por quase um ano e meio, eles esperam que o novo operador é finalmente lançar seus serviços para diversificar ainda mais a escolha em um mercado dominado pela Orange e SOTELMA / Malitel.

Melhorar a eficiência do Tribunal da CEDEAO

Especialistas legais e dos direitos humanos identificaram três níveis de intervenção necessárias para melhorar a eficiência do Tribunal de Justiça da CEDEAO, para o cumprimento de seu mandato expandido como uma instituição regional responsável pela protecção os direitos dos cidadãos da região.

Em suas recomendações feitas durante este fim de semana depois de uma conferência internacional em Bissau, os peritos aprovou as sugestões para a criação de uma câmara de recurso contra as decisões judiciais, a harmonização das diferentes versões dos textos do tribunal e da facilitação da Comissão da CEDEAO na implementação das decisões da Corte.

A este respeito, os especialistas têm instou a Comissão a abrir um nicho que vai permitir que o Tribunal de Justiça a apresentar um relatório anual sobre o estado de implementação das suas decisões ao Conselho de Ministros, que reúne os ministros responsáveis ​​pelo fornecimento de orientação estratégica Comunidade, como um mecanismo de revisão por pares. Os especialistas de dentro e de fora da região, convidou o Tribunal de Justiça de se envolver em uma campanha maciça consciência para as autoridades judiciais de diferentes Estados-Membros em matéria de mandato do tribunal e seu papel na criação implementação de suas decisões.

"Estados-Membros, a Comissão da CEDEAO e do próprio Tribunal têm a responsabilidade de assegurar que a instituição pode proteger eficazmente os direitos humanos dos cidadãos, com base em instrumentos internacionais existentes e as melhores práticas para melhorar o ambiente para os direitos humanos na região ", consideraram os especialistas.

100 mil milhões de francos CFA para a saúde reprodutiva no Sahel


Niger e do Banco Mundial assinaram nesta segunda-feira um acordo de financiamento de projecto regional para o empoderamento das mulheres e do dividendo demográfico no Sahel, um mundial atingiu 100 bilhões de francos CFA, e para os cinco países do Sahel sobre a Costa do Marfim. Este acordo é o culminar de uma missão conjunta realizada no Níger 07 novembro de 2013 pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, acompanhado para a ocasião pelo presidente do Banco Mundial, o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento e o presidente da Comissão da União Africano.

Este projecto é a resposta imediata e concertada da comunidade internacional para a questão da demografia na região do Sahel e da preocupação das autoridades dos países do Sahel, de acordo com a visão de longo prazo da União Africano para se tornar Membros.

Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Mauritânia, Níger e Chade estão envolvidos no projecto que, de acordo com Paul Noumba, director de operações do Banco Mundial para o Níger, para melhor atender as necessidades saúde materna e reprodutiva e meninas adolescentes. O projecto também tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento da capacidade nacional em análise de dados e questões políticas relacionadas com o dividendo demográfico.

Como parte da implementação deste projecto, o Níger, de acordo com o seu ministro de Estado do Planeamento, beneficiará como um empréstimo para financiamento de 53.500 mil dólares, mais de 26 mil milhões de francos CFA para a implementação das acções nesse sentido.

Sem comentários:

Enviar um comentário