COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 10 de junho de 2015

África: os cinco maiores

África do Sul, Nigéria, Argélia, Egipto e Etiópia são apontados, num estudo da Universidade de Denver, EUA, como sendo os únicos países que reúnem condições para ascender à categoria de potências africanas.
 
No seu conjunto os cinco países concentram 40% da população do continente, 60% da economia e 58% da despesa militar – indicadores que o estudo prevê poderem manter-se até 2040. Por via da supremacia demográfica, económica e militar de cada um dos países, todos têm o estatuto de potências regionais.
 
O estudo, “The Big Five's”, publicamente apresentado na cidade do Cabo pelo Instituto de Estudos e Segurança da África do Sul, prevê que Angola e Marrocos cresçam nos domínios económicos e militar, mas sem que com isso adquiram o estatuto de líderes regionais.
 
Têm problemas de governação, de desenvolvimento sustentável e são frágeis as suas capacidades em termos de política externa. Angola também é prejudicada por disparidades em relação a critérios do Mo Ibrahim Index, tais como falta de solidez do Estado de direito democrático e problemas de segurança interna.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário