COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Gana incrementa aumento do cultivo do caju

Gana tem sido elogiada pela Iniciativa Caju Africano (ACI) para mostrar o caminho na produção de caju na sub-região.

Em média, Gana tem uma produção de cerca de 800 quilogramas de caju por hectare.


O director executivo da organização, Rita Weidinger, que fez o elogio, reconheceu que alguns distritos do país estavam cultivando além 1.000 kg por hectare, acrescentando que a situação estava a aumentar progressivamente em direcção à referência internacional de 1.500 kg por hectare.

Ela falava na segunda edição do programa de treino para profissionais  e internacional para promover a cadeia de valor do caju Africano.

Sessenta e dois participantes de Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Mali, Senegal, Serra Leoa e Togo estão participando do programa de treinamento de cinco dias.

Ele está sendo organizado pelo IAC em conjunto com a Aliança do Caju Africano (ACA) e apoiado pelo Ministério da Alimentação e Agricultura (MOFA) e do Instituto de Pesquisas do Cacau do Gana (CRIG).

Ms Weidinger disse que o programa de treinamento mestre era uma maneira de compartilhar as experiências ricas e os conhecimentos adquiridos pelos seus parceiros através dos vários sectores da cadeia de valor do caju.

"Nós reconhecemos a importância da interacção entre os actores da cadeia de valor e diálogo público-privado", disse ela, explicando: "Em junho deste ano, os preços elevados das castanha de caju em bruto levou a um interesse dos agricultores aumentaram em manutenção e expansão de fazendas de caju, enquanto a indústria de transformação jovem se esforça para se tornar competitiva. "

O director-adjunto da CRIG, o Dr. George Opoku, disse que o instituto começou a investigação intensiva de caju em 2003, quando foi estabelecido pelo Ministério da Alimentação e Agricultura e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) prestar apoio científico para o Projecto de Desenvolvimento do Caju do Gana.

Ele disse que as áreas prioritárias de investigação incluiu o desenvolvimento de melhores materiais de plantio, produção vegetal adequado e pacotes de protecção para o cultivo da safra, o processamento e subprodutos desenvolvimento para agregar valor à cultura.

O director disse que através de técnicas de enxerto, que tinham sido utilizados para produzir mudas desejáveis ​​para distribuição aos agricultores, 120 mil mudas foram distribuídas aos agricultores a preços subsidiados no ano passado e que o programa vai continuar este ano.

O vice-Brong Ahafo Ministro Regional, Sr. Justiça Samuel Adjei, afirmou, apesar do fato de que a região produz caju e outras culturas de rendimento em grande escala ", ele não tem um número correspondente de fábricas e estabelecimentos industriais para ser alimentado com a matéria-materiais ".

O vice-ministro da Alimentação e Agricultura, Dr Ahmed Yakubu Alhassan, disse que neste ano um total de 500.000 mudas melhoradas tinham sido distribuídas aos produtores de caju, um aumento de 150 mil face ao valor do ano passado.
 
 
(foto da net)
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário