O chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, participa hoje em Nova Iorque na reunião do Grupo de Contacto Internacional (GIC) sobre a Guiné-Bissau para pedir apoio para aquele país da África Ocidental.
"Vou participar na reunião do GIC sobre a Guiné-Bissau, na qual vão participar vários países, onde se vai pedir à comunidade internacional para prestar apoio ao país", afirmou José Luís Guterres, citado em comunicado divulgado à imprensa.
Segundo o documento, o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense vai também participar numa reunião do Conselho de Segurança sobre país.
"Como Timor-Leste exerce a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) irei falar em nome da CPLP", acrescentou o ministro.
Em Nova Iorque, vai estar também o secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy.
O GIC-Guiné-Bissau é copresidido pela CPLP e pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), representadas por Timor-Leste e pelo Gana, que são os países que representam as presidências daquelas organizações.
O Grupo de Contacto Internacional para a Guiné-Bissau foi criado em 2006 pela CPLP, CEDEAO e Portugal com o objectivo de assegurar a estabilidade política e a recuperação económica do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário