COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Governação electrónica

O Governo da Guiné-Bissau quer adoptar o modelo de governação electrónica utilizado por Cabo Verde, anunciou segunda-feira o ministro guineense da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Baciro Djá.


 
Para o efeito, disse, quase todos os técnicos do seu Ministério encontram-se, neste momento, no arquipélago cabo-verdiano, para analisarem a formalização da cooperação neste domínio.

Em declarações à imprensa no final de um encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, Démis Lobo Almeida, no âmbito de uma visita de três dias a Cabo Verde, o governante bissau-guineense revelou que o seu Governo está, neste momento, a instalar o núcleo da governação electrónica, visto como "um instrumento importante" para criar condições de transparência e estar-se muito mais perto da sociedade civil".

Segundo ele, o objectivo primário é dinamizar e modernizar o funcionamento das instituições do Estado na Guiné-Bissau.

Baciro Djá considera que, no domínio da Presidência do Conselho de Ministros, Cabo Verde tem uma experiência de longa data e com algumas realizações feitas, motivo que o leva a querer dinamizar o Ministério que dirige com a experiência deste “país irmão”.

Por seu turno, Démis Lobo Almeida manifestou ao seu homólogo bissau-guineense o interesse de Cabo Verde por cooperar neste domínio, sublinhando que a visita de Djá, iniciada esta segunda-feira, tem uma “forte dimensão técnica”.

“Estamos absolutamente abertos para transmitir ao Governo da Guiné-Bissau a nossa experiência no que diz respeito à governação electrónica (…), mas o mais importante do que um acordo formal é essa nossa determinação de auxiliar o Governo guineense na feitura dessas reformas que se impõem”, frisou.

De acordo com o governante, Cabo Verde está também disponível, no quadro da Presidência do Conselho de Ministros, em apoiar a Guiné-Bissau na estruturação da chefia do Governo, com um Gabinete Jurídico, um Gabinete de Comunicação e Imagem, assim como na reforma do processo legislativo, nomeadamente na perspectiva da sua digitalização.

Do programa da visita de Baciro Djá consta uma deslocação à sede do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), entidade pública responsável pela implementação da governação electrónica em Cabo Verde.
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário