Sinopse
Este livro vai ficar como obra de referência inevitável e indispensável não só para todos os leitores seriamente interessados em conhecer como actuou a PIDE/DGS nas colónias africanas que se levantaram contra o domínio português mas também para todos os investigadores empenhados em aprofundar o conhecimento histórico de tal período dramático da história partilhada entre colonizadores e colonizados.
A historiadora Dalila Cabrita Mateus, doutorou-se em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE, com «distinção e louvor», ao defender a tese reproduzida neste livro.
Nota do Autor
"Este não é um livro de fácil digestão. Fomos educados num país que nunca soube viver a História senão como História Santa. E com silêncios e desresponsabilização se têm tecido muitos dos nossos desencontros com a História. Mas, atenção. Não sou partidária de uma concepção judiciária da história, não pretendo julgar quem quer que seja. Tal como outros, também eu me oriento pelo lema inscrito por Eça e Ramalho no pórtico das «Farpas»: 'Guerra aos Factos. Paz aos Homens'".
Dalila Cabrita Mateus
Críticas de imprensa
"(...) é um estudo pioneiro, substancial e fundamental para aferirmos sem fantasias a violência extrema das acções desta polícia política em terrenos africanos."
Margarida Calafate Ribeiro, Mil Folhas (Público), 02 de Janeiro de 2005
Margarida Calafate Ribeiro, Mil Folhas (Público), 02 de Janeiro de 2005
A PIDE/DGS na Guerra Colonial 1961-1974
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 464
Editor: Terramar
ISBN: 9789727103690
Sem comentários:
Enviar um comentário