COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

FESTIN 2015 em Portugal

Léia Teixeira, uma das responsáveis do festival, revelou que entre os filmes inscritos constam duas longa-metragens angolanas, designadamente “Socorro África”, de Henrique Narciso, e "Coração do Homem", um musical de Bertin Wete.


 
Para a edição deste ano, em que Timor-Leste será o país homenageado, por Angola estão ainda inscritos, aguardando selecção final, as curta-metragens “Controle Remoto”, “Kedas no Musseke”, “Tchikena” e “Umukulu”, todas do realizador Nuno Barreto.

Surgida em 2010, o Festin visa promover e fortalecer a cultura cinematográfica de expressão portuguesa, prevendo-se, este ano, a estreia da Guiné Equatorial, juntando-se a obras de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Para além das três secções de competição (de longas e curtas-metragens de ficção e documentários), o festival voltará a integrar "Mostras de Cinema Brasileiro, Inclusão Social, Infanto-Juvenil", entre outras, adiantou a fonte.

Na edição de 2014, na qual o filme "O Destinado", de Henrique Narciso “Dito”, foi o único concorrente angolano, o Festival exibiu 76 filmes, registando um aumento de 30 por cento de procura do público em relação a 2013, ano em que Angola foi o grande homenageado.

Em 2013, o país esteve presente com os filmes “O Grande Kilapy”, de Zézé Gamboa; “Angola: Terra do passado e do futuro” e “Os Acordos do Alvor” (ambos de António Escudeiro); “Culturas Vivas” (Chico Júnior) e “Nos Trilhos Culturais da Angola Contemporânea” (Dias Júnior).

Em 2012, Angola apresentou no evento os filmes “Outros Rituais Mais ou Menos”, de Jorge António; assim como “Teatro de Quintal” e “Festa de Quintal”, ambos de Coreón Dú.
 
 
 

1 comentário: