A cidade Uberaba será a sede do Seminário Internacional “Juntos Contra a Fome, através do Desenvolvimento Agropecuário e Infraestrutura”, organizado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento está marcado para o mês de setembro. Uma comitiva com os promotores do seminário visitou o prefeito Paulo Piau e o presidente da Câmara Municipal, Luiz Dutra.
O evento vai discutir possibilidades de cooperação para o desenvolvimento económico e social dos países que compõem a CPLP e contará com a participação das nove nações integrantes: Brasil (América do Sul), Portugal (Europa), Timor Leste (Ásia), Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe (África).
O seminário propõe criar as condições para iniciar uma revolução na agricultura e pecuária dos países da CPLP. Outro tema que está na pauta do evento é o atendimento à demanda por mecanização agrícola nos países de língua portuguesa na África e Timor Leste.
Pretende-se, a partir, do evento, organizar com o Ministério de Desenvolvimento Agrário o enquadramento destes países no Programa Mais Alimento, que já contemplou a República de Moçambique e já teve solicitado pedido de enquadramento a República de São Tomé e Guiné Equatorial.
Integraram a visita o presidente da Câmara de Comércio Indústria Brasil Moçambique (CCIBM), o uberabense Sinfrônio da Silva Júnior; o secretário geral da CPLP; o membro da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) junto à CPLP e ex-ministro da Agricultura de Moçambique, Hélder Muteia; o director de Cooperação da CPLP, Manuel Lapão, e Luiz Humberto Alves Borges, director de novos negócios da CCIBM.
Eles informaram que o evento, de carácter internacional, contará com a participação das Nações Unidas, Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial, União Europeia, União Africana, Banco Africano de Desenvolvimento, representantes do governo do Brasil, FGV, governo de Minas Gerais, prefeituras de Uberaba e de Uberlândia, Fiemg, Supir, Copicab, UFU e autoridades dos nove países que compõe a CPLP. A CCIBM pretende também, segundo Sinfrônio Júnior, apresentar o Atlas de Viabilidade Agrícola dos Países da CPLP que está sendo elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) para evidenciar o potencial produtivo de diversas culturas agrícolas em todos os nove países envolvidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário