COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Portugal monta laboratório móvel na G-Bissau para ajudar na resposta ao ébola

O Governo português vai montar um laboratório móvel na Guiné-Bissau, para ajudar o país no combate ao ébola, através da formação local de profissionais e do acesso ao diagnóstico laboratorial qualificado.

A iniciativa, promovida por Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, é conduzida em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Direção-Geral da Saúde (DGS), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e “visa implementar uma resposta coordenada e integrada em estreita colaboração com as autoridades de saúde da Guiné-Bissau, no âmbito da prevenção e controlo do surto da doença por vírus Ébola”, lê-se no comunicado publicado na página da DGS.


O apoio de Portugal à Guiné-Bissau implica a mobilização de recursos humanos e materiais, tendo como principais objectivos promover formação local aos profissionais sobre a doença por vírus Ébola e estabelecer o acesso ao diagnóstico laboratorial qualificado para a doença por vírus ébola.

O Observador perguntou ao INEM quando o laboratório móvel será instalado naquele país e quantos profissionais irão lá trabalhar, mas não obteve ainda resposta.

O vírus do ébola já matou mais de 9100 pessoas desde que começou o surto, em março do ano passado. Os três países que estão no epicentro da epidemia do ébola – Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa – disseram recentemente que têm como meta acabar com novos casos da doença até maio.
 
 
(Os materiais necessários à montagem do laboratório móvel já estão em contentores do INEM, prontos para serem enviados - foto: observador)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário