COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Líderes da CPLP defendem mais parcerias conjuntas noutros países

Num encontro em Díli, em que Timor-Leste assumiu a presidência da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), membros da entidade destacaram o potencial da organização que reúne hoje nove países e um mercado de mais de 200 milhões de pessoas.





Salima Abdula, presidente da CE-CPLP, considerou que com a presidência de Timor-Leste o projecto torna-se "mais abrangente", procurando "promover e acompanhar a transformação do sector privado" na CPLP.

"Acreditamos que podemos tirar proveito do grande potencial de abrangência da nossa comunidade, aproveitando sinergias, experiências de sucesso e as melhores práticas dos nossos empresários para diminuir as disparidades e promover as oportunidades, produtos e recurso da CPLP", afirmou.

"Só assim podemos contribuir para o fortalecimento das relações económicas e empresariais entre os Estados membros da CPLP", considerou.

Para o responsável da entidade, a CPLP precisa de um sector privado "moderno, inovador, forte e eficiente" que possa quer assumir as suas responsabilidades sociais quer ser o motor do crescimento económico "inclusivo, sustentável, ecológico".

Jorge Matos, presidente da mesa da Assembleia Geral da CE-CPLP, também destacou o potencial da CPLP, lembrando que representa 4,6% do PIB e 2,5% do comércio mundiais e que deve ser um espaço de "cooperação económica e dinamismo empresarial"

A CE-CPLP, disse, deve ser, enquanto "expressão das dinâmicas empresariais", um "dispositivo de inteligência económica essencial".

É essencial, insistiu, intensificar as relações empresariais e económicas no seio da CPLP, especialmente em plataformas empresariais e sinergias, apostando em acções conjuntas, de empresas que possam inserir-se "competitivamente nas cadeias de valor globais".

"As janelas de oportunidade só se abrem para quem tem uma estratégia e sabe para aonde quer ir. É na solidez dessa construção e na beleza desse arquitectura que temos que trabalhar e investir", afirmou.

Óscar Lima, presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste (CCITL), disse por seu lado que é vital fortalecer a cooperação económica dentro da CPLP, particularmente a nível empresarial.

Nesse sentido, disse, Díli vai organizar ainda este ano uma cimeira internacional de confederações empresariais da CPLP e a CCITL vai promover um encontro para estimular as ligações intermunicipais de empresários.

Timor-Leste assumiu hoje em Díli a presidência da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), numa cerimónia presidida pelo chefe do Governo timorense, Rui Maria Araújo, e onde várias entidades timorenses se associaram à organização.

Jorge Serrano, presidente do grupo GMN-H e presidente da Associação Nacional dos Jovens Empresários de Timor-Leste (ANJET), tomou posse como presidente de honra da entidade.

O moçambicano Salimo Abdula assumiu, por seu lado, a presidência da direção, devendo tomar posse mais tarde o angolano José Severino como presidente do Conselho Fiscal.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário