COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Angola - Guiné-Bissau em conversações

Guineenses esperam papel determinante de Angola na conferência de doadores



Este facto foi referido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros deste país, Mário da Rosa, no final de conversações oficiais que manteve com uma delegação angolana, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

Mário Rosa disse que espera esta postura porque Angola sempre teve um papel determinante no quadro da cooperação bilateral.

O governante guineense explicou que nesta conferência de doadores a Guiné-Bissau espera poder obter um apoio entre os 900 mil e um bilião de dólares.

Mário Rosa salientou ainda que o essencial do encontro está no facto de as autoridades dos dois países poderem falar sobre a cooperação bilateral, dois anos depois da situação, um bocado difícil, que ocorreu nas relações entre Angola e a Guiné-Bissau.

Para o ministro, as perspectivas nas relações entre os dois estados são boas, e tive "uma conversa muito interessante com o ministro Chikoti", de quem viu uma abertura total neste aspecto.

Além da diplomacia e do domínio político, o ministro referiu que a questão da cooperação económica é um dos aspectos a ter em conta e que consta da agenda de discussões dos próximos tempos, sendo pois um dossier que está a avançar.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, em declarações à imprensa no final do encontro, referiu que esta vista oficial do ministro Mário Lopes da Rosa abre uma nova era nas relações entre Angola e a Guiné-Bissau.

“Sabe que durante os últimos dois anos foram difíceis por causa do golpe de Estado na Guiné Bissau”, disse.

Acrescentou que com a eleição do novo governo as relações entre Angola e a Guiné-Bissau têm estado a retomar e “a visita do ministro a Angola marca justamente esta nova fase”.

Explicou ainda que durante este encontro teve-se a oportunidade de rever as relações. “Também falamos longamente da Conferência de Doadores, que terá lugar em Bruxelas, assim como foi abordado aquilo que a Guiné-Bissau sente para com Angola por ter sido um parceiro importante para este país”.
 
 
(foto: angop)

Sem comentários:

Enviar um comentário