COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Governo timorense cria Comissão para a Reforma Fiscal

Considerada prioritária pelo Governo, a reforma fiscal pretende analisar toda a situação tributária em Timor-Leste, corrigindo problemas que se têm identificado na recolha de impostos e melhorando as receitas domésticas.


Liderada por Fernanda Borges, a comissão vai ser formada por técnicos do gabinete do primeiro-ministro e dos ministérios das Finanças, Justiça, e Obras Públicas, Transportes e Comunicações, além de instituições e municípios e entidades governamentais "consideradas relevantes".

Com o diploma aprovado pelo Governo nasce também o Conselho Interministerial e o Comité de Acompanhamento da Reforma Fiscal.

A comissão vai aprofundar um projecto de reforma fiscal que já começou a ser analisado pelo executivo e que foi desenhado em parte com a colaboração de especialistas portugueses.

Uma missão portuguesa deslocou-se a Díli no final de janeiro para conduzir uma avaliação ao sistema fiscal de Timor-Leste, a pedido do Ministério das Finanças timorense.

Segundo o Governo, essa reforma "visa aumentar as receitas fiscais através do alargamento da base tributária, ao mesmo tempo permanecendo atraente para os investidores".

Recorde-se que na apresentação do seu relatório de 100 dias de Governo, o primeiro-ministro disse que o Estado timorense está a corrigir as dificuldades, tanto no sistema de recolha de receitas, nomeadamente tributárias, como no de pagamentos, especialmente no que toca à relação entre os vários ministérios e as finanças.

As dificuldades nas áreas administrativas a par da necessidade de uma reforma fiscal em curso estão a "impedir o Estado de conseguir mais receitas", disse Rui Araújo.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário