COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Cabo Verde: Ajuda urgente da FAO

Cabo Verde recebe assistência urgente por parte da FAO para lidar com a seca, os esforços são destinados a reforçar a capacidade de resistência e a ficar menos dependente da agricultura com chuvas imprevisíveis.


FAO fornecerá sementes para culturas alimentares, alimentos para animais e equipamentos de irrigação por gotejamento para ajudar milhares de pessoas em Cabo Verde, cuja segurança alimentar e meios de comunicação da vida estão ameaçadas na sequência da queda acentuada na produção agrícola devido à seca.

Para resolver esta situação, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves, e do diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, assinaram hoje em Roma um acordo que inclui US $ 500 000 em ajuda de emergência para Cabo Verde .

"Este é um acordo muito importante, que não só irá permitir-nos para enfrentar a seca atual, mas também ajudar a criar as condições para a construção de uma agricultura sustentável em Cabo Verde", disse Pereira Neves.

A intervenção de emergência visa ajudar 8.237 famílias rurais entre as mais vulneráveis ​​aos efeitos da seca. Cabo Verde foi de 65 por cento menos chuvas em 2014 em comparação com o ano anterior.

Estima que a missão de avaliação da FAO realizada em outubro no mês passado a produção de milho estimada em cerca de 1000 toneladas. Representa o menor nível de produção já registrada no país, e continua a tendência de queda acentuada nos últimos anos.

Intervenção imediata

Cerca de 30.000 pessoas precisam de ajuda urgente com muitas das famílias mais vulneráveis ​​tendo perdido toda ou a maior parte de suas colheitas de grãos em oito das ilhas mais afetadas em Cabo Verde.

Dentro da intervenção da FAO, 7015 famílias receberão pacotes contendo 17 kg de milho, feijão e feijão-frade.

Além disso, 554 famílias de agricultores cujas actividades agrícolas de irrigação foram severamente afetadas pela seca, receberá sementes de tomate, repolho e cebola como parte do esforço de socorro de emergência.

Por fim, com base em experiências anteriores para melhorar a utilização dos escassos recursos hídricos em Cabo Verde, e para reforçar a capacidade de resistência, equipamentos de irrigação por gotejamento será distribuído.

Distribuição urgente de alimentos também será feita para 668 famílias que vivem da criação de gado, considerando-se a produção de forragem também foi seriamente afetada pela escassez de chuvas, colocando milhares de animais em risco ..

Cabo Verde é altamente dependente das importações de cereais, especialmente para arroz e trigo, que não são cultivadas no país. Cerca de 80 por cento das necessidades de cereais nacionais são importados.

No entanto, a forte queda da produção terá um impacto negativo sobre a renda e acesso aos alimentos de agricultores.

De acordo com um dos seus objectivos estratégicos FAO está comprometida com a criação de sistemas agrícolas e meios de subsistência dependentes da agricultura que são resistentes contra ameaças e crises. Tornar a produção agrícola menos dependente das chuvas altamente variável e imprevisível é fundamental no esforço para aumentar a resiliência em Cabo Verde.

(fonte: FAO)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário