A fim de se inteirar das reais condições de funcionamento do estabelecimento prisional de Mânsoa, deslocou-se aquela localidade uma delegação da Comissão Especializada Permanente para os Assuntos Jurídicos, Direitos do Homem e Administração Pública, chefiada pelo respectivo presidente, o deputado Higino Cardoso.
Recorde-se que a prisão de Mânsoa, reabilitada em 2010, começou a receber os reclusos em 2011, apesar de não possuir as mínimas condições de funcionamento tal como foi reconhecido pelos visitantes e pelo próprio director-geral dos Serviços Prisionais. Mussá Baldé.
De acordo com o responsável dos estabelecimentos prisionais do país, a cadeia de Mânsoa que alberga 20 prisioneiros, carece de meios para o seu normal funcionamento, designadamente a assistência médica, prestada apenas uma vez por semana, e graças a boa vontade da Mani-Tese, uma ONG italiana, Por seu lado, José Vaz Martins, assessor da ministra da Justiça, elucidou aos visitantes que o estabelecimento prissional de Mânsoa está vocacionado para receber apenas os presos preventivos, mas devido às dificuldades que o país enfrenta passou a receber também os presos condenados em penas efectivas.
(in: anp)
Sem comentários:
Enviar um comentário