A União dos Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UE-CPLP) foi apresentada em Castelo Branco, na passada terça-feira. Esta União pretende ser uma organização pioneira no mundo da lusofonia que pugna pela criação de um mercado único no espaço lusófono e conta já com mais de 400 organizações associadas dos vários países lusófonos.
Mário Costa, presidente da UE-CPLP, revelou, em Castelo Branco, os intentos desta União: "Pretendemos criar um mercado único dos países membros da CPLP. Somos uma organização pioneira no mundo da lusofonia e um dos nossos objetivos é promover negócios de qualidade e prestar apoio especializado à internacionalização das empresas sobretudo, das pequenas e médias empresas (PME)”. O responsável, explicou ainda que "cada país [da CPLP] tem as suas necessidades. Nós fazemos um levantamento exaustivo dessas necessidades, damos apoio especializado à exportação e internacionalização das empresas, acesso à rede de clientes e importadores, cofinanciamento de projetos e acesso aos programas de incentivo à exportação", adiantou. Para o efeito, a organização disponibiliza ainda um conjunto de serviços como o acesso à plataforma B2B, em que quem quer exportar mostra os seus produtos e serviços, informa a Lusa. "Queremos eliminar obstáculos. Dentro da CPLP temos de tudo, desde a fonte da matéria-prima até ao produto final. O mais difícil, por vezes, é comunicar e nós temos uma ferramenta que é a língua [portuguesa]", sublinhou Mário Costa.
A UE-CPLP planeia organizar feiras, salões e missões empresariais nos países de língua oficial portuguesa. A análise de mercados, consultoria e apoio na elaboração e apresentação de projetos e consultoria empresarial direcionada para a exportação, são também alguns dos serviços que a União de Exportadores pretende prestar.
A agência Lusa informa ainda que, os países da CPLP alcançam um mercado de 650 milhões de consumidores e a soma do Produto Interno Bruto (PIB) dos seus países alcança um valor aproximado de 2,2 bilhões de dólares sendo que o português é a quinta língua mais falada no mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário