COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 4 de março de 2015

Hoje: Energia eléctrica em Babadinca

Inauguração do Serviço Comunitário de Energia de Bambadinca financiado pela União Europeia


A 4 de Março de 2015, pelas 09h00, em Bambadinca, a Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau e a ONG TESE Sem Fronteiras, irão inaugurar o Serviço Comunitário de Energia de Bambadinca (SCEB), com a prevista participação de S.Ex. o Primeiro-Ministro e de outros membros do Governo da Guiné-Bissau, bem como do Embaixador da União Europeia em Bissau e do Comissário da CEDEAO para Energia e Minas.
A entrada em serviço do SCEB permitirá aos 8 mil habitantes de Bambadinca ultrapassar os constrangimentos no acesso à electricidade, beneficiando de um abastecimento permanente de energia renovável, garantido por uma inovadora central fotovoltaica híbrida de 312 kW de potência. Este é o resultado do programa "Bambadinca Sta Claro", financiado pela União Europeia, pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e pela Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, com o apoio da Direcção-Geral de Energia.
O projecto foi desenvolvido e executado pela TESE Sem Fronteiras e pelos seus parceiros, a Associação Comunitária de Desenvolvimento de Bambadinca (ACDB), a ONG guineense DIVUTEC e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O SCEB será gerido pela ACDB, que garantirá o fornecimento de electricidade a um preço acessível, assim como um modelo de gestão sustentável, com vista à sua replicação futura noutras localidades da Guiné-Bissau e da sub-região.
--//--

Bambadinca Sta Claro - Programa Comunitário para Acesso a Energias Renováveis

Project Type: 

Project Status: 

Starting Date: 

01/10/2011

Finish Date: 

01/03/2015
  
Ocurrency:
EURO

Lead Co-Funder Amount: 

1 605 543.00 EURO

Total Budget: 

2 140 724.00 EURO

Purpose: 

Objectivo Global:
  • Contribuir para que a região de Bafatá cumpra os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, em particular o ODM1, ODM2 e ODM 7, através da provisão de um serviço fiável e moderno de energia eléctrica.
Objectivo Específico:

Garantir o acesso sustentável de energia eléctrica com recurso a fontes de energia renováveis ao centro semi-rural de Bambadinca, Guiné-Bissau.
 
Actividades R1
1.1. Contracto de Concessão com DGE
1.2 Definição do Modelo de Gestão do Serviço Comunitário de Energia de Bambadinca (SCEB)
1.3. Criação das capacidades institucionais e técnicas na ACDB, DGE, DREB para a implementação do Modelo de Gestão
1.4. Realizar Assistência Técnica à gestão, operação e manutenção SCEB
Actividades R2
2.1. Realizar Estudo de Práticas Segurança e Eficiência Energética
2.2. Elaborar e Implementar programa de sensibilização para a Segurança e Eficiência Energética
2.3. Capacitar electricistas locais boas práticas de electrificação de habitações e estabelecimentos comerciais
Actividades R3
3.1. Desenvolver e Implementar Campanha de Consciencialização para a poupança e adesão ao micro-crédito para aquisição do contracto de ligação
3.2. Construir da Central Fotovoltaica e Extensão e Renovação da Rede.

Resultado 1: Modelo de gestão do Sistema Comunitário de Energia de Bambadinca, criado e implementado de forma participativa e a garantir a sua sustentabilidade.
 
Resultado 2: População de Bambadinca consciencializada para a Segurança e Eficiência Energética.
Resultado 3: População de Bambadinca com energia eléctrica economicamente acessível através de Sistema Descentralizado de Produção e Distribuição de Electricidade de fonte de Energia Renovável.

Sem comentários:

Enviar um comentário