COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 11 de março de 2015

Suspensa extração de areiasde empresa russa

Autoridades da Guiné-Bissau suspenderam as actividades da empresa russa "Poto SARL", que colhe areia pesada na região norte em  de Varela, a cerca de 200 km de Bissau.


O caso foi trazido pelo Ministério Público devido ao facto de a empresa russa não observar as normas ambientais, disse o comunicado.Em várias ocasiões, o Presidente José Mário Vaz tinha exigido a suspensão da mineração de areia pesada em Varela, devido à falta de transparência na emissão da licença de mineração para a empresa russa.

Recentemente, o presidente anunciou a sua intenção de rever todos os contratos mineiros assinados antes de sua chegada ao poder, observando que até ao momento, não havia nenhum vestígio no orçamento, do pagamento de impostos ou royalties para exportação de madeira do país ou areia pesada.

"Poto SARL", que em 2013 obteve uma licença de cinco anos para a exploração areia pesada da mina em Varela, onde os depósitos minerais são estimados em mais de um milhão de metros cúbicos que poderiam produzir 119 mil toneladas de zircão, ilmenita e rutilo, também está enfrentando a oposição de população da região.

Na sequência da suspensão, altos funcionários do departamento de mineração, incluindo o seu director-geral terão sido presos por envolvimento em corrupção.




Sem comentários:

Enviar um comentário