O parlamento guineense aprovou uma moção de confiança ao governo num debate de urgência.
O primeiro-ministro requerera uma moção de confiança aos deputados em carta, onde fundamenta a necessidade de estabilidade institucional e normal funcionamento das instituições da república. Na carta, o Chefe do Governo defende que é preciso harmonizar posições e esforços do Governo e da ANP a transmitir aos parceiros.
A situação política volta a estar tensa devido ao que se chamou de desentendimento entre os titulares dos órgãos da soberania.
Na tentativa de mediar a situação, a Comunidade Internacional promove encontros separados com o Primeiro-ministro e com o Presidente da República.
O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU no país, o são-tomense Miguel Trovoada, encontrou-se com o Primeiro-ministro e o Representante da União Africana, o também diplomata são-tomense Ovídeo Pequeno, reuniu-se com o Presidente da República.
Os encontros contaram com a participação de alguns embaixadores acreditados no país.
Assumindo um papel de medianeiro, o Presidente do Senegal Macky Sall convocou a Dacar o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira que viajou esta tarde após uma reunião de Conselho de Ministros.
Sem comentários:
Enviar um comentário