COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 28 de abril de 2015

Cote d'Ivoire para vender estréia sukuk, o bond islâmico

Em abril, a Corporação Islâmica para o Desenvolvimento do Sector Privado (ICD) - um braço do Banco Islâmico de Desenvolvimento com sede em Jeddah - disse que iria levar gerir sukuk da Costa do Marfim inaugural soberano, que será denominada em francos CFA, a moeda comum usado por oito países da África Ocidental.


'Estamos no processo de fazer due diligence ... e esperamos que nós possamos emitir nos próximos dois, três meses', Niale Kaba, disse à Reuters à margem de uma conferência de investimento em Londres.

'Este é um sukuk em moeda local, e esperamos colocar esta questão com os investidores estrangeiros, acreditamos que este instrumento irá aumentar a liquidez na nossa zona', acrescentou Kaba.

Ele estava se referindo à união monetária do franco CFA, que compreende Benin, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Mali, Níger, Senegal e Togo.300 bilhões francos CFA ($ 500 milhões) programa de bônus islâmico da Costa do Marfim será realizado em duas fases iguais de 150 mil milhões de francos CFA entre 2015 e 2020.

'Estamos pensando que sukuk no CFA poderia constituir uma boa parte de nosso portfólio de agora em diante', disse Kaba. '(Mas) ainda estamos no processo de avaliar qual é a melhor composição para o nosso cesto e vamos olhar para isso uma vez que tenham concluído esta questão.

'Um número de países africanos - incluindo Senegal e África do Sul - foram batendo mercados sukuk para aproveitar a crescente demanda por papel islâmica entre os investidores no Oriente Médio e sudeste da Ásia.
Níger e Nigéria também foram olhando para a emissão de obrigações islâmicas. O sukuk será a segunda vez que a Costa do Marfim bate mercados internacionais de capital este ano.
Em fevereiro, a top produtor de cacau do mundo atraiu quase US $ 4 bilhões em encomendas para o seu 1 bilião dólares questão - uma demonstração de confiança renovada na África Ocidental e investidores 'fome de língua francesa para o rendimento.

O boom recente Eurobond em toda a África subsaariana também tem suscitado preocupações.O Fundo Monetário Internacional alertou contra entusiasmo excessivo para empréstimos, afirmando que os países africanos podem enfrentar riscos de taxa de câmbio e problemas de regularização da dívida denominada em dólar.

Os países em desenvolvimento em toda a África estavam cientes disso, disse Kaba, mas ela notou a necessidade de financiar infra-estruturas e desenvolvimento social para o crescimento económico futuro. Além disso, os níveis de dívida não foram um problema para a Costa do Marfim, disse ela, observando que a dívida interna e externa combinada composta por menos de 40 por cento do produto interno bruto (PIB). 'Nós temos alguma margem de manobra ... Para nós, a questão não é tanto o aumento mais da dívida em geral, mas sobre a diversificação, e é isso que estamos fazendo agora', acrescentou.



Sem comentários:

Enviar um comentário