COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 26 de abril de 2015

"ZLAN" o que é ?

"ZLAN" - Noto que estou a ficar "velhota" quando me deparo com pessoas para quem Timor não é uma referencia, quando falo no movimento ZLAN e não fazem ideia do que isso é, já para não falar dos anúncios e outras banalidades que fazem sentido para uma geração, mas nada dizem as outras.

O movimento ZLAN em Portugal uniu activistas, políticos e municípios nos anos 80/90, que declararam várias zonas do norte ao sul do pais zonas livres de armas nucleares e lutavam contra a existência de bases militares estrangeiras em Portugal, contra a utilização do território português para operações de agressão contra outros povos, contra o estacionamento e trânsito de armas nucleares por Portugal e pela transformação de Portugal e da Península Ibérica em Zona Livre de Armas Nucleares.

No passado dia 24 de Abril foi suspensa a conferência nas Nações Unidas das ZLAN - Zonas Livres de Armas Nucleares. Esta suspensão deveu-se à firme posição da União Africana que exigiram que a RASD (República Arabe Saharaui Democrática) participasse apesar dos protestos do Reino de Marrocos.

As ZLAN existentes são América Latina e Caraíbas, Pacífico Sul, Sudeste Asiático, África e Ásia Central segundo as NNUU.

Mais uma vez a RASD é um exemplo vivo de um estado que procura a paz, não apenas para o seu país, mas para a humanidade. Os saharauis ratificam tratados e respeitam o que assinam.

Parece coisa de pouca monta, mas num mundo onde a mentira, a ganância, a procura insaciável pelo controle e o poder parecem vencer (parecem ...) dá-nos animo que haja exemplos de conduta como os dos saharauis e dá-nos animo ver que há continentes que resistem à corrida louca da destruição do planeta.
 
(Abril 2015, I.L.)
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário