COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Consumidores de energia eléctrica em Safim pagam valores anuais elevados

Os consumidores de energia eléctrica na Vila de Safim, região de Biombo, norte da Guiné-Bissau, pagam anualmente mais de 1,4 milhões de Francos Cfa. (aproximadamente 2.135 euros) pela utilização do recurso.


A denúncia deste elevado custo da energia em Safim foi feita à PNN por uma das clientes da empresa lusa, denominada «Agro-Safim», com sede na mesma localidade.

De acordo com a tabela de preços da electricidade desta empresa, que a PNN consultou, entre os clientes que preferem 17 horas de fornecimento de luz em dois amperes, mensalmente, pagam à empresa 120 mil Francos Cfa. (cerca de 182 euros), e os que prefere a mesma quantia de amperagem para um período de nove horas têm que pagar 35 mil Francos Cfa. (cerca de 35 euros).

Trata-se de uma tabela que varia em categorias, 2, 6, 10, 16 e 20 amperes. Para clientes que pretendem o serviço de fornecimento da luz eléctrica em Safim, pagam 480 mil Francos Cfa. (perto de 700 euros) por cada mês de utilização.

Contactada pela PNN, uma fonte da Repartição do Bairro Fiscal da Ajuda, disse desconhecer se a empresa «Agro-Safim» faz algum pagamento ao Estado em termos de impostos sobre os seus rendimentos económicos.

A «Agro-Safim» opera em Safim há alguns anos, no fornecimento de energia eléctrica, produção frutas e legumes e no engarrafamento de água mineral.

Sem comentários:

Enviar um comentário