COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 28 de abril de 2015

Professores contratados boicotam aulas nas escolas públicas

Em declarações à Lusa, Kletche informou que o boicote vem na sequência das "sucessivas promessas de pagamento de salários, não cumpridas" por parte do ministro das Finanças, Geraldo Martins.


A divida em causa, segundo o ministro das Finanças guineense, é relativa ao ano de 2013 (ainda durante o período pós-golpe de Estado e antes de o atual Governo ser eleito) e ascende a mil milhões de francos CFA (1,5 milhões de euros).

Geraldo Martins prometeu a 10 de abril liquidar a dívida com os professores em duas prestações, sendo a primeira, de 500 milhões de francos CFA, entregue ainda durante o mês de abril e a segunda antes do final de maio.

Devido à insuficiência de professores nas escolas públicas, o Governo tem vindo a contratar novos quadros para o sistema, os quais submete a procedimentos administrativos antes de serem inscritos nas folhas do pagamento regular - um processo que chega a levar anos até ser concluído.

O porta-voz dos professores em boicote disse que Geraldo Martins tinha feito a mesma promessa em 2014.

"O ministro foi para a imprensa em finais do mês de setembro e prometeu que no prazo de 90 dias ia pagar a dívida e não foi o caso", observou Silvério Kletche.

Depois, antes do final de dezembro, remeteu os pagamentos para logo a seguir à mesa redonda com os doadores, realizada em março.

O porta-voz dos professores em boicote afirmou que o movimento "não tem qualquer fim político", apenas "visa fazer o ministro cumprir as suas promessas".

Silvério Kletche notou que o boicote às aulas deverá durar "até ao dia em que for paga a totalidade da dívida", situação que, admitiu, irá causar "transtornos aos alunos".

O porta-voz dos professores adiantou que o boicote "já está a ter frutos" na medida em que "várias escolas fecharam as portas", assinalou.

A Lusa confirmou que o Liceu Nacional Kwame Nkrumah, o principal do país, esteve paralisado durante toda manhã (27/4).

(foto lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário