COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 13 de abril de 2015

O que esconde o top manta (Manteros)

Os Manteros vêm principalmente de Senegal, mas também há de países como a Costa do Marfim e Guiné-Bissau. Este é o censo que emerge a partir de qualquer passeio por bairros como Lavapiés, no centro de Madrid, onde ele e outras comunidades estrangeiras dominam a paisagem.


Suas barracas precárias nas calçadas e plataformas de Metro são o último terminal de um circuito pirata comercial, cujo topo, longe dos vendedores ambulantes, os maiores benefícios estão concentrados. Distúrbios que causam são graves. Para artistas, porque viola os seus direitos de propriedade intelectual e causa perdas económicas. Para as autoridades e forças de segurança, porque eles têm para se dedicar enormes esforços e recursos para a prossecução de uma actividade ilegal, mas, aparentemente, impossível de remover.


Conhecedor desta, Fontes policiais explicam que o foco original do negócio da pirataria está na Ásia, com a China, Bangladesh, Índia e outros "poderes" da indústria têxtil de baixo custo como grandes exportadores bulbos imitações inundando o mercados espanhóis. Nesses países, os trabalhadores explorados e desprotegido produzindo pela peça que depois migrantes subsarianos adquirirem em grandes centros comerciais "Tudo para o Euro", como o macro-polígono Cobo Calleja de Fuenlabrada, nos arredores de Madrid.

Eles estão longe e principalmente os atacadistas anónimos que realmente lucram com um negócio com o qual os imigrantes ilegais se vão sustentando não sem risco. De acordo com estimativas publicadas nos meios de comunicação relacionados ao grupo Mantero, cerca de 600 pessoas foram internadas em prisões espanholas entre 2003 e 2010 por crimes ligados à venda ambulante ilegal. É ao que estão condenados muitos daqueles que conseguiu pular a cerca Melilla ou exigências administrativas para a residência legal no país.Os Manteros vivem em constante atrito com os agentes, um relacionamento intenso e conturbado que já levou a eventos dramáticos como a morte em janeiro passado um oficial da Polícia Nacional, que caiu para a estrada quando lutando com um marfinense para tentar identificá-lo. Menos dramática, mas igualmente alarmante foi o episódio que perturbou a paz da circundante Rastro de domingo e exclusivamente informou que ABC. Policiais à paisana Municipais empenhados em travar um Mantero que havia fugido disparou para o ar para dispersar a multidão de africanos que tentam evitar a prisão.


O novo episódio da batalha interminável entre a lei e aqueles que vivem em suas margens foi a recente reforma do código penal. Se o governo de José Luis Rodríguez Zapatero pretende baixar o crime, as associações que apoiam Manteros dizem que, com o novo regulamento, a operação, eles consideram seguro, pode ser punido com pena de seis meses a dois anos de prisão. Os afectados argumentam que, em vez de para a cadeia, o que eles temem é a expulsão. O Ministério da Justiça, por sua vez, explica que o que se pretende é regulação apertada à realidade social e para permitir um maior castigo para aqueles que realmente são enriquecidos com a pirataria e não para aqueles que tê-lo como um simples meio de subsistência.



Sem comentários:

Enviar um comentário