COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 11 de abril de 2015

DICIONÁRIO POLITICO (Cont.)

BUROCRATISMO


Excesso de domínio dos burocratas sobre as decisões politicas. Destacou-se o extraordinário poder que a Burocracia pode exercer sobre a Autoridade e sobre o andamento geral do país, como consequência da sua insubstituível capacitação técnica. Os políticos têm de contar com os burocratas, não só na execução das suas decisões, mas inclusive na prévia estruturação e regulamentação das mesmas.

Os próprios ministros e membros do Parlamento dependem de certo modo dos conhecimentos técnicos dos altos funcionários conseguidos mediante estudo e corroborados pelos longos anos de experiência. O problema é complexo (Tecnocracia).

Exige-se uma grande dose de fidelidade ao Governo e de sentido do Bem Público para evitar o risco do Burocratismo.

Alguns pensam que a neutralidade politica deveria ser uma das características dos funcionários. Impedir-se-ia assim ao mesmo tempo, pelo menos em certos casos, que a máquina administrativa lucrasse desnecessariamente, como acontece em alguns países onde a subida ao Poder de um Governo dá origem à concessão de postos novos aos correlegionários do Partido triunfante, mais como recompensa à sua colaboração, do que como atenção à sua capacidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário