Os governos português e timorense assinaram hoje protocolos de cooperação em matérias como a regulamentação de medicamentos e a criação de um sistema de emergência médica pré-hospitalar em Timor-Leste, considerados "históricos" pelo diretor-geral da Saúde, Francisco George.
"Os dois países irão intensificar a cooperação já existente na área da saúde. Nesta conformidade, o ministro Paulo Macedo, aqui presente, efetuou também uma visita bilateral a Timor-Leste, e acabámos de assinar diversos instrumentos jurídicos com esse fim", declarou o chefe do executivo português, Pedro Passos Coelho, à comunicação social, em Díli, no final de um encontro com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.
Em declarações à agência Lusa, no Palácio do Governo de Timor-Leste, Francisco George considerou que os protocolos hoje assinados são "históricos nas relações de cooperação no domínio da saúde" entre os dois países, e adiantou que este reforço de cooperação "foi solicitado por Timor".
Entre o conjunto de protocolos hoje assinados, o director-geral da Saúde destacou os acordos relativos à regulamentação da certificação e distribuição de medicamentos em Timor-Leste, à criação de um sistema de emergência médica pré-hospitalar neste país e à formação dos integrantes dos gabinetes governamentais e de agências públicas timorenses.
No âmbito da visita oficial do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, a Timor-Leste, iniciada hoje, os governos dos dois países assinaram também protocolos de cooperação destinados à partilha pedagógica entre os respectivos ministérios da Educação e nos domínios da juventude e do desporto.
Sem comentários:
Enviar um comentário