O secretário-geral da INTERPOL, Ronald K. Noble, chegou à cidade de São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, durante a tarde de segunda-feira, 21, com o objectivo de estabelecer contactos com as autoridades nacionais, no âmbito do processo de cooperação entre a Polícia de Investigação Criminal (PIC) de São Tomé e Príncipe e a Organização Internacional das Polícias Criminais (INTERPOL).
A INTERPOL, sediada em Lyon, França, colabora com a PIC no combate ao tráfico de drogas, pirataria, tráfico de crianças, branqueamento de capitais, entre outros delitos.
Deve destacar-se, também, que a PIC conta com um gabinete da INTERPL, o qual será visitado, esta terça-feira, 22, por Noble. No mesmo dia, o responsável irá, ainda, reunir-se com a ministra da Justiça, Edith Tenjua, e com o primeiro-ministro, Gabriel Costa.
A directora da PIC, Vera Cravid, indicou, perante a imprensa, que a cooperação entre as duas instituições policiais tem sido bastante boa, dando como exemplo um caso que envolveu o rapto de duas crianças, as quais foram levadas de São Tomé e Príncipe para o Gabão, e que, graças à parceria com a INTERPOL, foram encontrados sãs e salvos.
Por fim, ainda durante a conferência de imprensa, Cravid garantiu que com a visita de Ronald K. Noble a parceria poderá ser fortalecida em vários áreas, nomeadamente na formação de quadros da PIC e na troca de informações, processo fundamental para prevenir e reprimir a criminalidade organizada.
Sem comentários:
Enviar um comentário