Paz "está gradualmente tomando root" em Boutoupa-Camaracounda, uma das áreas de Ziguinchor (sul) entre os mais afectados pela crise Casamance, garantiu Malang Gassama, Prefeito deste município.
"Aos poucos, a paz é 'e as pessoas estão" em vias de regressar gradualmente "nas aldeias abandonadas, disse terça-feira durante uma reunião realizada em sua comuna pelo Comité de Solidariedade a Regional Mulheres pela Paz na Casamança (CRSFPC).
Esse comité, chamado USSOFORAL Diola língua nacional, lançado neste concelho, em fevereiro passado, um projeto para fortalecer o diálogo social no processo de paz em Casamance, uma região atormentada com as consequências de uma rebelião armada mais de 33 anos.
"Actualmente, em todas as aldeias, as pessoas estão tentando construir (novos habitats). Esta é uma prova, bate na madeira, a paz está criando raízes na área", disse Malang Gassama , principalmente em relação ao status de um "retorno em massa" de populações de refugiados na Guiné-Bissau, um país vizinho do Senegal.
"Temos que mostrar que a paz através do nosso comportamento a cada dia:. Paz nos corações, casas, bairros, vilas, e em seguida, no município É graças a esta paz que o desenvolvimento será" Ele disse o prefeito Boutoupa-Camaracounda.
De acordo com o edil sua comum "está em processo de criação de uma comissão dinâmica que tentará criar um diálogo transfronteiriço para solucionar definitivamente o problema persistente de roubo de gado na área. ''
No entanto, ele listou queixas relacionadas com as necessidades prioritárias, tais como electrificação, apoio e equipamentos de abastecimento para a reconstrução das casas.
O gerente de projecto de USSOFORAL, Aissatou Diedhiou, pensado para compartilhar sua optimistas sobre a contribuição deste projecto para a consolidação da paz na região.
Sem comentários:
Enviar um comentário