Monitores da Guiné-Bissau, Guiné, Senegal e Cabo Verde terão findado na quarta-feira em Dakar uma sessão de formação sobre o mecanismo de alerta precoce dos conflitos no espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
O treinamento foi projectado para colectar e produzir até o mais alto nível de informação da CEDEAO para melhor prevenir conflitos.
Vários participantes da sessão de treino, realizada em Dakar a partir de 02-04 março, considerada uma das melhores práticas em alerta precoce, podem contribuir mais para um ambiente estável e pacífico, propício ao desenvolvimento económico e à integração da CEDEAO.
"Estamos mais convencidos do que nunca que se alerta precoce for mais praticado, é provável que iremos viver em um ambiente mais estável e pacífico propício ao desenvolvimento económico e integração como sonharam e concebido pelos fundadores CEDEAO ", disse Abdou Lat Gueye, director da CEDEAO.
"Estou confiante de que esta nova parceria irá contribuir substancialmente para a melhoria da qualidade e quantidade de informações colectadas para uma melhor apreciação do ambiente de paz e segurança dos países da CEDEAO", disse por sua parte Massamba Sene, Director Gabinete do Ministério da Integração Africano senegalês.
"Estes três dias de treinamento nos permitiu compreender primeiro a necessidade de os Estados africanos a fazer de tudo para colocar em prática um sistema para evitar conflitos, mas também para se apropriar dos mecanismos de funcionamento do sistema de alerta precoce" disse Layesékou Diawara, representando a República da Guiné.
Sem comentários:
Enviar um comentário